Stellantis substitui recém-nomeado diretor-geral de Portugal e Espanha por Marco Cane

  • Alexandre Batista
  • 11:59

Dona da fábrica automóvel de Mangualde nomeia um financeiro para gerir as operações ibéricas que, até aqui, era CFO da Maserati. Pedro Lazarino mantém-se responsável por Portugal.

A Stellantis, dona de marcas como a Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot, e que há dias viu sair o português Carlos Tavares da respetiva presidência, escolheu um novo diretor-geral para Portugal e Espanha. O cargo passa a ser ocupado por Marco Cane, que era até agora responsável financeiro da Maserati, outro dos fabricantes pertencentes à Stellantis, apurou o ECO junto de fonte oficial do construtor.

Marco Cane vem substituir Pablo Puey, que em fevereiro tinha passado da operação portuguesa para diretor-geral na Península Ibérica. Para o lugar deste entrou, também há 11 meses, Pedro Lazarino. Segundo fonte do construtor, Lazarino mantém-se como diretor-geral da Stellantis em Portugal.

Cane chega numa altura em que acaba de ser conhecido o acordo para construção de uma fábrica para baterias de carros elétricos, numa joint-venture entre a Stellantis e os chineses da CATL. Nestes dois países, o construtor detém ainda as fábricas de Vigo e de Mangualde.

O novo diretor-geral para a Península Ibérica vem de um percurso de 21 anos no antigo grupo Fiat (denominado Stellantis desde a fusão com a PSA – Peugeot/Citroën), tendo iniciado funções na fabricante de componentes Magneti Marelli, em 2003, e depois passado pela Iveco, Fiat e Jeep, segundo se lê na sua conta no Linkedin. Com um percurso profissional feito na sua área de formação académica em Economia e Negócios, era, desde abril de 2022, Chief Financial Officer (CFO) da Maserati — responsável máximo das finanças do construtor do tridente.

Já Pablo Puey, seu antecessor, que abandona agora o cargo, foi diretor da Peugeot Portugal entre 2007 e 2012, e diretor da Citroën para Portugal e Espanha entre 2015 e 2019. Em 2021, foi escolhido para diretor de operações da Stellantis em Portugal, passando, em fevereiro, para o cargo de que agora sairá.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Stellantis substitui recém-nomeado diretor-geral de Portugal e Espanha por Marco Cane

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião