Na dúvida de Trump, o melhor é correr que nem uma gazelapremium

Qualquer bater de asas em terras do Tio Sam tem impacto no ecossistema europeu e, por maioria de razão, em Portugal.

Fixe este número: 800 mil milhões de euros. É o valor que Mario Draghi estima que os países da União Europeia devem investir por ano em inovação se não quiserem perder (ainda mais) terreno face a economias como os Estados Unidos ou China. E há um défice de investimento público para o Velho Continente compensar esse atraso. Esta opinião integra a 11.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Iliana Ivanova, comissária europeia da Inovação, na sua passagem pela Web Summit Lisboa, deu conta da dimensão do fosso. Por ano, deveria ser investido 100 mil milhões em Investigação & Desenvolvimento (I&D) na Europa e o programa Horizonte Europa, “um dos maiores programas de financiamento público” de inovação, tem um orçamento de 93 mil milhões para… sete anos. Como dizia há uns anos um antigo

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.