Salesforce melhora raciocínio do assistente de IA para empresas

  • Mariana Bandeira
  • 17 Dezembro 2024

A tecnológica norte-americana, presente em Portugal desde 2021, informou esta terça-feira que o programa Agentforce foi atualizado e tem contratos de utilização com a Accenture ou o grupo Adecco.

Mais “agentes” que ajudam os profissionais das empresas e menos chatbots tradicionais. É esta a estratégia da tecnológica norte-americana Salesforce, que apresentou esta terça-feira a nova versão da aplicação de Inteligência Artificial (IA) que tem estado a desenvolver para várias indústrias, do retalho à banca, passando pelo mercado das editoras e da restauração.

“Temos estado a construir software que ajuda os nossos clientes a gerir informação, mas isto é diferente. De repente, enquanto CEO, deixei de gerir apenas seres humanos, mas passei a gerir também agentes. Porque é que isto interessa? Já vimos alguns filmes sobre onde a IA nos leva, mas ainda não trabalhamos a sério com agentes para melhorar os nossos negócios”, afirmou o cofundador, presidente e CEO da Salesforce, Marc Benioff, em conferência de imprensa a partir dos Estados Unidos.

E relacionou esta problemática, da falta de automação, com as entropias demográficas que persistem no mundo, uma vez que o crescimento populacional está estagnado, causando escassez de mão-de-obra e, consequentemente, menos produção e menor crescimento do PIB mundial. É aí que a IA pode trazer mais-valias, crê.

O dono da revista “Time” voltou ainda a tecer duras críticas à rival Microsoft, mais precisamente ao sistema “Copilot” da tecnológica de Satya Nadella. Segundo Marc Benioff, no site da Microsoft não se encontram novidades sobre esse “copiloto” e a automação de negócios, porque “está exatamente igual há dois anos”.

Já a ‘joia da coroa’ da Salesforce – agora Agentforce 2.0 – tem capacidade de implementar “agentes” de IA no programa colaborativo Slack (concorrente do Teams), criar uma biblioteca de competências ligadas aos trabalhos que estão por executar ou dar feedback sobre os contactos realizados com os clientes, de acordo com as explicações do gestor e filantropo.

A utilizá-lo estão multinacionais como a consultora Accenture, o grupo Adecco, a maior companhia aérea finlandesa, Finnair, a IBM, a OpenTable (uma espécie de The Fork), a cadeia de luxo Saks ou a editora global Wiley, que conseguiu com este chatbot aumentar a sua eficiência em mais de 40% e obter um retorno sobre o investimento de 213%.

Na prática, o Agentforce é uma ferramenta digital que permite realizar tarefas (com base na informação e metadados da empresa) e desenvolver assistentes virtuais internos, à base de IA, que cumprem funções relacionadas serviços, vendas ou marketing. Disponível para todas as organizações, incluindo portuguesas, desde o dia 25 de outubro, esta aplicação de IA foi anunciada em meados de setembro por Marc Benioff em São Francisco.

Então, o que mudou em relação a essa primeira versão? Desde logo, o raciocínio deste robô. Através de um cérebro por detrás da tecnologia chamado “Atlas Reasoning Engine”, as respostas do sistema e as interações com o colaborador foram complexificadas.

Ou seja, passou de uma lógica mais básica, como responder a “qual é o estado do meu portefólio?”, para uma mais profunda: “Qual seria o veículo de investimento certo para o fundo universitário do meu filho, com base no meu rendimento atual e nas minhas preferências de risco?” – mas aplicado a dúvidas de negócio.

A Salesforce tem escritórios em Portugal desde 2021 e trabalha com empresas como Ascend, Altice Portugal, Alliance Healthcare, Brisa, BPI, Galp, Perfumes e Companhia, Sport Lisboa e Benfica, Unbabel, Smile Up, Sporting Clube de Braga, Secil, Sumol+Compal ou Luz Saúde.

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