Fim de contrato com Autoeuropa deixa 525 empregos em risco nos fornecedores
A construtora automóvel informou a Vanpro e a Tenneco de que não estarão entre os fornecedores para o novo modelo da fábrica de Palmela, o que deverá ter impacto nessas empresas no final deste ano.
A Vanpro e a Tenneco não vão fornecer componentes para o novo modelo de automóvel que vai começar a ser produzido na Autoeuropa no final do ano, com a construtora automóvel detida pela Volkswagen a transferir esta produção para uma empresa alemã, na qual controla 50% do capital. Uma decisão que ameaça mais de 500 postos de trabalho, avisa o sindicato Site-Sul, que realiza esta terça e quarta-feira um plenário junto de trabalhadores na empresa, em Palmela.
“A Vanpro e a Tenneco ficaram de fora da produção do novo produto”, confirmou ao ECO Nuno Santos, do Site-Sul (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul), na véspera do plenário que decorre a partir desta terça na portaria da fábrica da Volkswagen em Palmela.
O sindicalista explica que esta situação coloca em risco 475 postos de trabalho na Vanpro, empresa que produz atualmente os assentos para os carros da marca, e 50 empregos na Tenneco, que desde 1991 é responsável pelo sistema de escapes de todos modelos que a marca alemã produz em Palmela.
O fim do contrato com estes dois fornecedores poderá levar assim ao despedimento de 525 trabalhadores. O sindicato que representa os trabalhadores da Autoeuropa fala numa “opção economicista”, explicando que a produção vai ser deslocada “para outra empresa do outro lado da autoestrada, que é controlada em 50% pelo grupo”.
A ameaça aos postos de trabalho não é imediata, uma vez que as duas empresas apenas serão substituídas no final deste ano. Mas o sindicato já está a procurar encontrar alternativas para estes trabalhadores, que evitem o seu despedimento. Já pediu reuniões com a administração da Autoeuropa, mas ainda não obteve resposta. “Nunca mostrou disponibilidade”, lamenta.
As soluções para estes trabalhadores, alega o dirigente sindical, é “serem admitidas pela própria empresa [que vai passar a fornecer a Autoeuropa] ou pela Volkswagen“, argumentando que há “margem para esta situação avançar”.
Quanto à crise que o grupo alemão enfrenta e que deverá levar, pela primeira vez na sua história, ao encerramento de fábricas na Alemanha, ainda que sem impacto na atividade em Portugal, Nuno Santos afasta a existência de uma crise em Palmela. É estimado para este ano um volume de produção de 230 mil carros na Autoeuropa, em linha com o registado em 2024.
“Não vamos falar em crises que não existem”, atira o mesmo responsável.
Plenário debate desgaste rápido e aumentos
Ainda que a situação dos trabalhadores que vão ser afetados pela descontinuidade dos contratos de fornecimento da Vanpro e da Tenneco seja um dos temas que vai ser debatido com os trabalhadores da fabricante automóvel, o plenário nos próximos dois dias tem como tema principal o reconhecimento do desgaste rápido dos trabalhadores da Autoeuropa e das empresas do parque industrial.
Esta discussão surge depois de o sindicato ter entregado uma petição com mais de 13.000 assinaturas em setembro do ano passado na Assembleia da República.
Outro dos pontos a ser discutido com os trabalhadores junto à Autoeuropa são as reivindicações de aumentos salariais para este ano, para “fazer face ao aumento do custo de vida”, explica Nuno Santos.
Os plenários convocados pelo SITE-Sul estão marcados para as 08:30 e 16:30 de terça-feira e para a 01:00 e 08:30 de quarta-feira, de forma a abranger os diferentes horários de trabalho na Autoeuropa e empresas fornecedoras instaladas no Parque Industrial de Palmela.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fim de contrato com Autoeuropa deixa 525 empregos em risco nos fornecedores
{{ noCommentsLabel }}