Stellantis em aliança com empresa europeia de IA para ter assistente por voz nos carros
Fabricante de marcas como a Citroen, Fiat ou Peugeot aprofunda parceria com a Mistral, empresa francesa de Inteligência Artificial. Primeiro produto será um assistente a bordo controlado por voz.
A Stellantis está a reforçar a parceria estratégica com a Mistral, empresa francesa de Inteligência Artificial (IA), com o primeiro produto a chegar aos automóveis a ser um assistente de bordo virtual, acionado por voz e que funciona com recurso àquela tecnologia.
Em causa está um “assistente avançado para automóveis, concebido para fornecer apoio de conversação em tempo real aos condutores”, segundo um anúncio conjunto. “O assistente funciona como um manual do utilizador em tempo real, ativado por voz. Os clientes poderão fazer perguntas sobre as características do veículo, resolução de problemas ou indicadores de aviso e receber orientação imediata através de uma interação natural e conversacional”, acrescentam as empresas.
Este sistema “será continuamente atualizado e adaptado às marcas e modelos Stellantis para proporcionar uma experiência contínua e intuitiva”.
Esta será a face mais visível – para o consumidor – desta parceria que se estende a outras áreas, até ao próprio processo de fabrico dos automóveis. Entre as soluções que estão a ser implementadas contam-se a deteção de anomalias através de IA, melhorando o controlo de qualidade em fábrica, ou a análise de dados de feedback de veículos, com um acompanhamento em tempo real.
“Existem muitos intervenientes no espaço da IA, e estamos particularmente felizes com a parceria com a Mistral AI pela sua forte capacidade de se adaptar rapidamente e gerar resultados significativos de uma forma altamente colaborativa”, disse Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. “Juntos, estamos a explorar o potencial da IA em vários domínios para melhorar o nosso desenvolvimento de produtos, a experiência do cliente e proporcionar benefícios reais”.
“Esta parceria é um passo importante no nosso compromisso de tornar a GenAI mais acessível e valiosa”, refere Arthur Mensch, CEO e cofundador da Mistral AI. “A abordagem ousada da Stellantis à tecnologia e a sua capacidade de integrar IA avançada em experiências no mundo real tornam-na um parceiro ideal para mostrar como as soluções versáteis da Mistral AI podem reinventar a mobilidade e capacitar os engenheiros no seu trabalho”.
Numa altura em que a atenção tem estado centrada na disputa entre empresas norte-americanas e chinesas no campo da IA generativa, esta aliança de um grande fabricante automóvel com uma empresa europeia pode ser vista como um exemplo de desenvolvimento no Velho Continente. Em maio de 2024, a Mistral completou uma ronda de financiamento de 600 milhões de euros, deixando-a com uma avaliação de perto de seis mil milhões de euros. A empresa tem sido vista como uma espécie de “campeão europeu” na IA e uma concorrente de chineses e norte-americanos. No entanto, a Microsoft é uma das primeiras investidoras no capital da empresa.
A Mistral AI tem sede em Paris, nasceu em 2023 e foi criada por Arthur Mensch, Guillaume Lample, and Timothée Lacroix, antigos estudantes da École Polytechnique e com posteriores passagens pela Meta e pela Google.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Stellantis em aliança com empresa europeia de IA para ter assistente por voz nos carros
{{ noCommentsLabel }}