Inova Quality Hub quer apoiar 45 startups até final do ano

Até ao final do ano, o hub do IPQ quer aumentar o número de empresas ligadas ao projeto: 45, através de programas de pré-incubação, incubação e de aceleração.

O Inova Quality Hub quer até ao final do ano apoiar 45 startups, um aumento face à atuais 20 startups ligadas à incubadora do Instituto Português de Qualidade (IPQ), confirmou João Pimentel, presidente do conselho diretivo do IPQ, ao ECO.

“Neste momento temos cerca de 20 incubados e algumas empresas na área da saúde”, diz o responsável sobre o projeto que, desde novembro passado, ocupa mais de 700 metros quadrados no IPQ, na Caparica. É o caso Brainr, Complear Health ou da Medicompliance.

Saúde é, aliás, uma das áreas da incubadora parte da Rede Nacional de Incubadoras, mas o foco é também projetos nos setores de Energia e Ambiente, procurando retirar potencial de alguns projetos/setores em que o IPQ está envolvido.

“Temos projetos até muito emblemáticos na área da saúde, na área da energia, na área do digital, na área do mar”, afirma João Pimentel.

“Na área da saúde, lideramos um consórcio internacional com um budget de dois milhões de euros, com parceiros, para desenvolver um chip para que os testes laboratoriais, que hoje ainda se fazem com suporte em alguns animais, possam vir a passar completamente a ser feitos num chip, mimetizando o comportamento do corpo humano”, descreve o presidente do IPQ.

“Há uma área de conhecimento muito forte que é gerada no âmbito destes projetos de I&D em que participamos e alguns lideramos e, portanto, há aqui uma possibilidade também de ser transferido”, para as incubadas, justifica.

Projetos para o futuro: reforçar incubadora

Até ao final do ano, o hub quer aumentar o número de empresas ligadas ao projeto: 45, através de programas de pré-incubação, incubação e de aceleração. “Apresentámos uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aos Vales para Incubadoras, essa é uma meta que consta no projeto. Naturalmente, estamos empenhadíssimos e a mobilizar todas as nossas energias para o seu cumprimento”, diz João Pimentel.

João Pimentel, presidente do conselho diretivo do IPQ.

 

“Estamos neste momento numa rampa de lançamento”, aponta o presidente do IPQ, destacando a participação do hub na Web Summit Qatar. “Tivemos uma série de leads muito interessantes, muitos contactos. Aliás, estamos a trabalhar muitos desses contactos de empreendedores, de startups que nos visitaram no Qatar, que têm interesse em Portugal e olham para Portugal como uma plataforma para a Europa”, refere.

Estamos a fazer estas interações com estas empresas com quem interagimos no Qatar e também com um conjunto de outras empresas internacionais que vieram ao IPQ através candidatura que formalizámos ao Startup Visa“, refere ainda.

Nova norma para startups

A pensar ainda no ecossistema de empreendedorismo, o IPQ desenvolveu igualmente uma norma, a NP 4595, que João Pimentel classifica de “pioneira a nível nacional e internacional”.

A norma, que tem uma adoção voluntária, “poderá ajudar as nossas startups a terem processos mais bem estruturados, organizados e, portanto, no fundo, ajudá-los a desenvolver as competências de gestão do negócio, quer na perspetiva da qualidade, como da inovação”, explica.

“É uma norma que não encontra paralelo em termos internacionais. Levávamo-la também ao Qatar, estivemos em Espanha com os nossos contrapartes. O IPQ vai fazer agora um caminho junto do Comité Europeu de Normalização e da Organização Internacional de Normalização, no sentido de propor a adoção internacional desta norma, porque também na área da qualidade internacional há aqui, de facto, um gap de atenção relativamente a este ecossistema em particular”, diz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inova Quality Hub quer apoiar 45 startups até final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião