BPI antecipa corte de 25 pontos base nas taxas de juro pelo BCE na reunião da próxima semana

Inflação em queda e sinais de fraqueza da economia europeia levarão o BCE a fazer mais um corte das taxas de juro na reunião da próxima semana, antecipam os analistas do BPI.

Os analistas do BPI preveem que o Banco Central Europeu (BCE) volte reduzir as taxas de juro em 25 pontos base na reunião agendada para 17 de abril, passando a taxa de depósitos dos atuais 2,5% para 2,25%, renovando assim mínimos de fevereiro de 2023.

Esta medida daria continuidade ao ciclo de flexibilização monetária iniciado em 2024 e que conta já com seis cortes, num contexto marcado pela desaceleração económica e pela elevada incerteza global.

Esperamos que o BCE baixe as taxas de juro em 25 pontos base […] tanto porque a inflação parece ter acelerado o seu regresso aos 2% como porque a atividade continua a dar sinais de fraqueza num ambiente de incerteza muito elevada e de numerosos riscos”, escrevem os analistas do BPI.

A inflação na Zona Euro tem mostrado sinais de moderação. Em março, a inflação global caiu para 2,2% em termos homólogos (face aos 2,3% registados em fevereiro), enquanto a inflação subjacente recuou para 2,4% (de 2,6% no mês anterior).

Além disso, os analistas do BPI referem que os swaps de inflação caíram acentuadamente desde a divulgação do valor da inflação de março e após o anúncio das tarifas por Trump. “Os swaps passaram a cotar a inflação em cerca de 1,3% em termos anuais no próximo ano e 1,5% em dois anos em 9 de abril.”

Segundo o BPI, esta descida foi impulsionada pelo abrandamento dos preços dos serviços, um indicador que reflete uma dinâmica mais contida nos preços. “Uma parte significativa desta descida foi explicada pelo abrandamento do ritmo de crescimento dos preços dos serviços […] em conformidade com as expectativas do BCE”, refere o documento.

No entanto, os sinais de fraqueza da economia europeia persistem. Apesar de uma ligeira melhoria nos índices PMI da Zona Euro em março – impulsionada pelos setores de serviços em França e Alemanha – o setor industrial mantém-se fraco.

O BCE deverá adotar uma abordagem cautelosa quanto às orientações futuras, vaticinam os analistas do BPI. “No atual contexto de elevada incerteza […], é improvável que este se comprometa com qualquer decisão futura”.

Adicionalmente, os mercados financeiros têm registado uma elevada volatilidade desde a última reunião do BCE, por conta das incertezas geradas pelas tensões comerciais entre os EUA e a União Europeia. Isso tem sido visível pelas quedas acentuadas dos índices acionistas, pela forte apreciação do euro face ao dólar e pelas descidas dos preços da energia.

O recente anúncio de tarifas por parte da administração Trump (seguido dias depois de uma pausa de 90 dias) aumentou os riscos para o crescimento económico na Zona Euro e da economia mundial.

Este contexto de incerteza levou vários membros do Conselho do BCE a apoiar cortes adicionais nas taxas de juro e os mercados a atribuírem uma probabilidade de mais de 90% a uma redução das taxas de juro do BCE, “embora estas expectativas tenham flutuado acentuadamente com os numerosos acontecimentos ocorridos desde a última reunião, em 6 de março.”

Ainda assim, o BCE deverá adotar uma abordagem cautelosa quanto às orientações futuras, vaticinam os analistas do BPI. “No atual contexto de elevada incerteza […], é improvável que este se comprometa com qualquer decisão futura”, sublinha o relatório, com os analistas do BPI A anteciparem que, no médio prazo, “as taxas se aproximem do limite inferior da taxa neutra estimada pelo BCE (1,75%) até ao final do ano.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI antecipa corte de 25 pontos base nas taxas de juro pelo BCE na reunião da próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião