Mais de dois quintos das exportações de Portugal escapam às novas tarifas dos EUA

  • ECO
  • 15 Abril 2025

Dos 5.318 milhões de euros exportados para os EUA em 2024, 2.365 milhões de euros estão a salvo das tarifas de 10%, valor onde se incluem medicamentos e produtos petrolíferos.

No ano passado, Portugal exportou bens no valor de 5.318 milhões de euros para os EUA. Desse total, 2.365 milhões (cerca de 44,5%) estão livres das tarifas de 10% aplicadas por Donald Trump, revela o Público (acesso pago), citando dados da Aicep. Entre os bens que escapam (pelo menos para já) às taxas alfandegárias estão, por exemplo, os medicamentos, que em 2024 atingiram os 1.167 milhões de euros para o mercado norte-americano, e os produtos petrolíferos da Galp, no valor de 1.030 milhões de euros.

Se se tiver em conta o universo empresarial, dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, das 4.255 empresas portuguesas que exportaram para os EUA no ano passado, 624 (15%) estavam dependentes a 100% deste mercado nas suas vendas para o exterior, que totalizam 968 milhões de euros, o que equivale a 18% do total das exportações. Outras 645 empresas dependem entre 50% e 99% dos EUA para as suas vendas ao exterior, no valor de mil milhões de euros.

De acordo com o Banco de Portugal, o grau de exposição às novas medidas dos Estados Unidos (que podem provocar descidas nas margens de lucro e/ou quebras no volume de vendas) “é próximo de 12% nos setores da fabricação de têxteis, 11,5% na fabricação de outros produtos minerais não metálicos (que incluem vidros e porcelanas) e de 10% na indústria das bebidas“. Isto faz com que estes sejam os “setores mais diretamente expostos ao aumento das tarifas”, refere o banco central.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de dois quintos das exportações de Portugal escapam às novas tarifas dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião