EDP agradece à Elliott. Vai “analisar as propostas”
A Elliott está contra a OPA da CTG. Por isso, apresentou um conjunto de sugestões que, diz o fundo, poderiam criar mais valor à elétrica. António Mexia agradece. Diz que vai analisar as propostas.
A Elliott está contra a OPA da China Three Gorges. O fundo ativista, que está há poucos meses na estrutura acionista da elétrica nacional, veio expressar a sua oposição à operação, salientando o baixo valor apresentado pelos chineses. Apresentou uma visão alternativa que António Mexia agradece. A administração da elétrica diz que vai “analisar cuidadosamente as propostas”.
Além de propor o chumbo da OPA, defende um novo rumo para a EDP que passa pela venda de ativos, nomeadamente parte do negócio da distribuição de eletricidade na Península Ibérica e a EDP Brasil, ao mesmo tempo que reforça a aposta nas renováveis, nos EUA. Esta combinação permitiria, diz o Elliott, elevar a cotação para os 4,33 euros. A CTG só oferece 3,26 euros.
Esta visão foi partilhada numa carta enviada ao Conselho Geral e de Supervisão, liderado por Luís Amado. “Agradecemos a contribuição da Elliott e iremos analisar cuidadosamente as suas propostas, em linha com a prática seguida com todos os nossos acionistas”, refere a EDP em comunicado enviado à CMVM.
Lembrando que continua comprometida “com um constante e construtivo diálogo com os acionistas”, a EDP concorda com o fundo norte-americano no sentido de gerar valor. Diz mesmo que está focada em “criar valor para os seus acionistas, clientes, colaboradores e restantes stakeholders“.
A elétrica remata o comunicado acrescentando que, nessa lógica, “irá apresentar um strategi c update ao mercado juntamente com a divulgação dos resultados anuais a 12 de março de 2019″. As lucros deste ano vão registar uma forte quebra face ao ano passado, mas António Mexia já garantiu que o dividendo vai manter-se.
(Notícia atualizada às 19h04 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP agradece à Elliott. Vai “analisar as propostas”
{{ noCommentsLabel }}