Vacinação contra a Covid-19 nos lares vai arrancar na próxima semana

A vacinação nos lares vai arrancar em 25 concelhos que têm uma maior incidência da Covid-19. Tratam-se de cerca de 150 estruturas residenciais para idosos.

A vacinação contra a Covid-19 nos lares vai arrancar na próxima semana, em 25 concelhos que têm uma incidência da doença mais elevada, adiantou a ministra da Saúde, Marta Temido, num balanço da vacinação. Estão identificadas cerca de 150 estruturas residenciais para pessoas idosas nestes concelhos.

Já foram vacinados 16.701 profissionais de saúde, sendo que será no início da próxima semana que se vai avançar para a próxima linha de vacinação, nos lares. “Está prevista uma entrega da Pfizer na semana que se inicia a 4 janeiro, e nesse momento iremos proceder à vacinação de profissionais de saúde mas também em estruturas residenciais para pessoas idosas”, explicou a ministra.

O critério para esta linha está então relacionado com a maior incidência de Covid-19, em 25 concelhos com risco extremo, que têm cerca de 150 estruturas residenciais para idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados. Tratam-se de 11 concelhos da região Norte, cinco do Centro, um de Lisboa e Vale do Tejo e oito do Alentejo.

A ministra adiantou também que “até agora não foram detetadas reações graves em relação à administração da vacina”, sublinhando que a atuação perante essas eventuais circunstâncias está protocolada. Aponta ainda que como até agora o universo vacinado foi de profissionais de saúde, as pessoas sabem como proceder, sendo que quando se avançar para a população mais geral poderão existir indicações para tal, como ligar para a linha SNS 24.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação contra a Covid-19 nos lares vai arrancar na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião