Mistura de vacinas contra a Covid-19 tem mais efeitos secundários, mostra estudo

  • ECO
  • 14 Maio 2021

Dores de cabeça e arrepios foram alguns dos sintomas potenciados com a administração de doses de diferentes vacinas.

Os primeiros dados divulgados acerca do ensaio clínico realizado no Reino Unido e que se propuseram a efetuar a mistura de vacinas contra o novo coronavírus mostram que esta estratégia tem uma maior probabilidade de ocorrência de efeitos secundários. De acordo com o Político (acesso livre), dores de cabeça e arrepios foram alguns dos sintomas potenciados com a administração de doses de diferentes vacinas.

Os resultados iniciais do estudo Com-COV, publicados no The Lancet na quarta-feira, debruçaram-se sobre os efeitos secundários surgidos após a administração de duas doses, com quatro semanas de intervalo. Os participantes envolvidos no ensaio e que tomaram uma dose da vacina da Astrazeneca, seguida de uma dose da Pfizer-BioNTech, ou vice-versa, registaram uma maior quantidade de sintomas adversos, quando comparando com a taxa normal.

A título de exemplo, cerca de 10% das pessoas relataram ter sentido arrepios após a toma da segunda dose de AstraZeneca, quando a primeira dose administrada foi, também, desta mesma fabricante. Porém, caso tenham tomada uma primeira dose da AstraZeneca e uma segunda dose da Pfizer, a taxa já subia para 40%, esclareceu o investigador principal do ensaio realizado pela Universidade de Oxford, Matthew Snape.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mistura de vacinas contra a Covid-19 tem mais efeitos secundários, mostra estudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião