Balsemão vê “algumas hesitações” no segundo mandato de Marcelo

  • ECO
  • 5 Setembro 2021

Francisco Pinto Balsemão dá "nota positiva" ao Presidente da República, mas vê "algumas hesitações" no segundo mandato.

O ex-primeiro-ministro e homem dos media considera que Marcelo Rebelo de Sousa está a exercer um bom papel como Presidente da República, mas não deixa de notar “algumas hesitações” no segundo mandato que não existiram no primeiro. Ao PSD, diz que o partido continua a poder ser de centro-esquerda. Sobre o negócio dos jornais, Francisco Pinto Balsemão afirma que “as empresas têm de ganhar dinheiro para serem independentes”.

Na semana em que publica as suas memórias e foi homenageado pelos 40 anos do VII Governo Constitucional (1981-1983), Balsemão dá uma entrevista ao Público em que elogia Marcelo, apesar das críticas pessoais que lhe tem feito, acusando-o de o trair diversas vezes. Sobre o seu papel enquanto Presidente da República, o social-democrata dá “nota positiva”, “embora neste segundo mandato veja algumas hesitações que não existiram no primeiro”. “Alguns percursos que são um pouco curvilíneos, não é fácil estar de bem com Deus e com o Diabo”, remata, sem concretizar.

Sobre o PSD, o fundador do partido diz que este continua a poder ser de centro-esquerda e deixar elogios a Rui Rio, ainda que discorde da sua visão dos media. “Nestes aspetos de fundo, que é o que interessa para o país poder dar o salto qualitativo, o PSD está bem“, afirma, referindo-se à reforça da justiça e da lei eleitoral. Já quando é desafiado a falar sobre os media, o dono do grupo Impresa (Expresso, SIC, entre outros) considera que “as empresas têm de ganhar dinheiro para serem independentes”. “Veja a quantidade de empresas de media que há em Portugal de que não se sabe a quem pertencem e como saem todos os dias”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Balsemão vê “algumas hesitações” no segundo mandato de Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião