Portugal tem 44 menores internados por Covid-19, diz Marta Temido

Portugal tem 1.564 são doentes internados por Covid-19, sendo que 44 são menores de 18 anos. A ministra da Saúde esclarece que estes números são sinónimos do esforço da vacinação.

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que Portugal tem 44 menores de 18 anos internados com Covid-19 nos hospitais portugueses, sendo que a prevalência são meninos.

“Temos 15.500 doentes internados em todos os hospitais do país e 1.564 são doentes internados por Covid-19. Destes doentes internados por Covid 44 são meninos de menos de 18 anos, ou seja, temos uma prevalência de meninos com Covid no total de doentes internados que anda na casa dos 2,8%”, adianta a governante.

A ministra da Saúde esclarece que estes números são “resultado de um esforço muito significativo que tem sido feito na área da vacinação e na procura das melhores medidas não farmacológicas de segurança”, destaca Marta Temido, em declaração aos jornalistas.

Marta Temido esclarece ainda que “Portugal tem capacidade de vacinar cerca de 94 mil pessoas por dia”, numa altura que está aberto o autoagendamento para pessoas com mais de 45 anos.

A ministra da Saúde disse ainda que não é certo que o pico da nova vaga impulsionada pela variante Ómicron já tenha passado, mas garante que o país vive no cenário mais otimista e intermédio previsto pelos peritos.

“Havia três cenários possíveis que foram desenhados pelo INSA: um mais favorável, um intermédio e um mais pessimista. Neste momento, com os números que temos, estamos algures entre o cenário mais positivo e o cenário intermédio. Isso dá-nos alguma expectativa”, diz a ministra da Saúde.

Apesar de traçar um cenário mais positivo, não sabe se o pico que estava previsto para a segunda ou terceira semana de janeiro já estará passado. “Sabemos que o risco de transmissão está a decair”, destaca Marta Temido.

(Notícia atualizada às 19h40 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem 44 menores internados por Covid-19, diz Marta Temido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião