Hot Topics #4: criptomoedas e fintech

  • ECO
  • 17 Janeiro 2022

Ouça o episódio #4 do podcast Hot Topics 2022, dedicado aos criptoativos e às fintech, com Diogo Pereira Duarte, sócio contratado da Abreu Advogados.

Os criptoativos foram um tópicos quente de 2021 e vão continuar a sê-lo este ano. Além da bitcoin, o primeiro a ser lançado, existe um vasto universo de criptomoedas que está a revolucionar a forma como se investe, o funcionamento da indústria financeira ou o colecionismo de arte. Em 2021, este setor foi avaliado em três mil milhões de dólares.

O que são os criptoativos? Vamos assistir a uma normalização deste tipo de investimentos? Que regulação existe atualmente em Portugal e na União Europeia? O que distingue os NFT dos outros criptoativos? O que trazem de diferente? Em Portugal, a Santa Casa da Misericórdia criou a sua própria plataforma de NFT. Como funciona e que desafios legais levanta? Irá a blockchain revolucionar a indústria financeira provocando uma desintermediação? Que avaliação se pode fazer do mercado das fintech em Portugal? Existe, também aqui, uma preocupação pela sustentabilidade?

Para nos ajudar a responder a estas questões temos Diogo Pereira Duarte, sócio contratado da Abreu Advogados responsável pelo setor de fintech, e professor auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em conversa com André Veríssimo, redator principal do ECO.

Hot Topics #4

O podcast Hot Topics 2022 é uma iniciativa da Abreu Advogados, em parceria com o ECO, e pretende dar uma perspetiva do próximo ano em diferentes áreas. Descubra os episódios anteriores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hot Topics #4: criptomoedas e fintech

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião