Vendas da Sonae MC sobem 6,3% para 5.362 milhões de euros em 2021

O volume de negócios da Sonae MC atingiu os 5.362 milhões de euros, segundo os números das vendas preliminares do ano passado.

A Sonae MC viu o volume de negócios crescer 6,3% para 5.362 milhões de euros em 2021, registando um incremento na base comparável de lojas de 3,4%, segundo as vendas preliminares anunciadas pela empresa esta terça-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa sublinha que este desempenho foi “obtido em cima do crescimento de 2020 e sustentado em todos os segmentos de negócio”, tendo recebido também o contributo das “fortes vendas durante a época festiva”. Além disso, ocorreu num “contexto de inflação alimentar reduzida (inferior a 1%), apesar da tendência crescente no final do ano”.

Os supermercados são a rubrica mais relevante para o volume de negócios da Sonae MC, tendo registado um crescimento homólogo de 5,9%. Mas o maior aumento face ao ano passado foi verificado nos novos negócios de crescimento e outros, cujo volume de negócios subiu 16,5% para os 885 milhões de euros. Tal foi potenciado pela “normalização dos hábitos dos consumidores e os esforços de expansão”.

É ainda de sublinhar que as vendas online aumentaram cerca de 30%. Já no que diz respeito à expansão da rede, em 2021, a empresa “abriu 64 lojas próprias (das quais 12 lojas de proximidade Continente Bom Dia), adicionando 25 mil metros quadrados de área de venda”. Assim, no final do ano, o parque de lojas da Empresa era composto por 1.343 unidades (incluindo franquias).

A Sonae MC salienta ainda que os volumes do mercado de retalho alimentar em Portugal “continuaram a aumentar, num contexto de recuperação económica e gradual normalização do consumo, apesar de ainda marcado pela incerteza e pelas restrições associadas à pandemia”.

(Notícia atualizada às 18h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas da Sonae MC sobem 6,3% para 5.362 milhões de euros em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião