Espanha cresce e cresce. Pode ajudar Portugal?

  • Marta Santos Silva
  • 2 Março 2017

A economia espanhola já quase voltou aos níveis anteriores à crise de 2008, a procura interna cresce e as importações também. O que significam estes valores para Portugal?

A recuperação da economia espanhola tornou-se ainda mais clara com os dados revelados esta quinta-feira pela Contabilidade Nacional: o PIB espanhol cresceu 3,2% em 2016, e embora tenha desacelerado lentamente ao longo do ano mantém-se a crescer a uma velocidade superior à da média europeia.

O PIB do país vizinho, destaca o jornal El Confidencial, fica assim muito próximo de recuperar os níveis anteriores ao rebentar da crise de 2008, oito anos depois. Já o desemprego, embora continue a diminuir, não caiu ainda até ao nível de há oito anos. Na verdade, segundo o Inquérito à População Ativa, há menos 2,1 milhões de empregos do que havia em 2008.

O que é que isto significa para Portugal? Um ponto positivo é que muito do crescimento do PIB espanhol está a ser empurrado pela procura interna. Embora esta tenha tido um impacto inferior no último trimestre de 2016, a média global é boa: aumentou 2,2% em relação a 2015. Um aumento que é movido em grande parte pela despesa das famílias, que cresceu 3%, e pelo investimento na construção e nos bens de equipamento, que aumentaram 1,9% e 2,7% respetivamente.

As famílias espanholas terem mais dinheiro para gastar e um maior investimento em construção e em bens de equipamento pode ser um bom sinal para as empresas portuguesas, que já têm Espanha como um dos principais parceiros de exportação.

Espanha está no topo das exportações

As importações também aumentaram em Espanha no ano passado, e cresceram mais depressa do que no ano anterior: 2,3% por oposição a 1% em 2015. A balança comercial espanhola continua no verde porque as suas exportações também subiram, mas o aumento das importações é especialmente boa notícia para Portugal. O país vizinho é o principal destino das exportações portuguesas.

Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que se referem a dezembro de 2016, Portugal exportou 994 milhões de euros para Espanha no último mês do ano passado, se incluirmos bens e serviços. E é um número com tendência a aumentar: no mesmo mês, as exportações para Espanha aumentaram 8,7% em relação a dezembro de 2015.

Não é só para as grandes empresas que Espanha é um parceiro importante. Segundo o primeiro inquérito da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) à internacionalização das PME, 51% das Pequenas e Médias Empresas portuguesas que já se internacionalizaram estão presentes em Espanha, sendo este o país que junta mais destas exportadoras.

Nesta ótica, os dados que mostram que as importações em Espanha aumentam — tendo chegado a crescer 2,6% do primeiro para o segundo trimestre de 2016 — podem ser boas notícias para as empresas portuguesas que já estão presentes em Espanha, e pode também ser um bom sinal para aquelas que pensam expandir-se além-fronteiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha cresce e cresce. Pode ajudar Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião