2025 promete ser desafiante. Encontraremos resposta
Acredito que 2025 vai ser desafiante, mas estarão reunidas condições para que o possamos navegar com ânimo. Venha de lá esse 2025!
2025 afigura-se como mais um ano desafiante para quem quer comprar casa. Senão, vejamos: pouca oferta e maior procura. Mas não são apenas más notícias, o sol brilha no horizonte. E isso faz toda a diferença.
Muito se tem falado sobre o mercado imobiliário: não há oferta suficiente para a procura, o que tem contribuído (e muito!) para a subida constante dos preços das casas. Nos últimos meses foram implementadas várias medidas para tentar resolver esta questão. Contudo, bem sabemos que construir casas demora tempo. O que significa que a pressão da ausência de oferta vai continuar a sentir-se no mercado. Sobre esta questão não tenhamos dúvidas.
Esta questão já era suficiente para olharmos para o tema com alguma apreensão, mas não está sozinha. No próximo ano a procura tende a aumentar e isso coloca mais uma camada de pressão sobre os preços.
Os jovens, que tentam beneficiar das medidas de isenção de impostos e da garantia pública, devem aumentar o seu interesse no mercado imobiliário. Os dados mais recentes indicam mesmo que estas medidas de apoio aos jovens para compra de casa já se começaram a sentir nos preços das casas. Oq que seria de esperar, foram implementadas medidas de incentivo à compra, num momento em que o mercado estava já deficitário.
Por outro lado, os entendidos estimam que a procura por parte de estrangeiros pode aumentar. Seja por uma questão de investimento, seja por identificarem Portugal como um país incrível para se viver.
E, por último, mas não menos importante, vamos beneficiar de uma descida de juros. Este contexto alivia a pressão sobre as famílias e faz com que muitas decisões que foram adiadas de compra de nova casa voltem a ser equacionadas.
Posto isto, não há como não olhar para 2025 e antecipar nova subida de preços no imobiliário. Esta é a expectativa da generalidade dos especialistas. A própria Comissão Europeia, num relatório publicado recentemente, antecipava uma continuação da subida de preços das casas em Portugal.
Assim, é de prever que haja pressão sobre o mercado imobiliário, e portanto, os preços das casas devem continuar a subir, mas há o outro lado, que nos dá algum conforto.
A descida de juros permitirá aprovar mais operações de crédito (que este ano já vão bater um recorde) e há soluções para todas as situações, desde que haja capacidade financeira.
Olhando para as previsões económicas percebemos que no próximo ano a economia portuguesa vai crescer mais. Não é caso para mandarmos foguetes, afinal estamos a falar de um crescimento na ordem dos 2%, mas é um número que é maior que todas as expectativas para este ano. E é também uma previsão unânime: a economia portuguesa vai crescer mais em 2025 do que este ano.
Colocando apenas um número a relevância é pouca. Mas este crescimento traz com ele maior consumo e maior poder de compra das famílias. E é aqui que o sol começa a brilhar. Olhando para os rendimentos das famílias, por um lado teremos um aumento do salário mínimo (que se espera puxar um pouco pelos restantes níveis salariais) e teremos novas tabelas de retenção na fonte (que também vão deixar os contribuintes com mais rendimento mensal).
Sendo eu um otimista convicto, acredito que 2025 vai ser desafiante, mas estarão reunidas condições para que o possamos navegar com ânimo. Venha de lá esse 2025!
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
2025 promete ser desafiante. Encontraremos resposta
{{ noCommentsLabel }}