Epidemias à parte, gostava que 2022 fosse o ano de um Pacto para a Saúde, em que os vários actores políticos pudessem encontrar um chão comum.
Os começos de ano costumam ser altura de balanços e de resoluções. De desejos, que manda a tradição comer doze passas à meia-noite de dia 31 para ter direito a doze deles. A minha dúzia de pedidos para o país é diversa, alinhada com as dezenas de diagnósticos que foram feitos ao longo das últimas décadas: melhor Educação, menos burocracia, Justiça célere, um sistema fiscal competitivo, etc. Mas ainda que o facto de comer sempre a minha sopa toda me dê direito a uma lista ambiciosa, vou respeitar o mote “Uma ideia para 2022” e escolher apenas um desejo. E a minha escolha recai sobre o umuganda. É uma palavra em quiniaruanda (língua banta falada sobretudo no Ruanda), que aprendi recentemente num mural do Facebook; significa “unir-se em prol de um objectivo comum” e eu quero-a aplicada à
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.