Biocombustíveis vão fazer subir preços em Janeiro

  • ECO
  • 21 Setembro 2016

Independentemente de qualquer alteração no Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), os preços dos combustíveis vão subir com a maior incorporação dos biocombustíveis.

Os preços dos combustíveis vão aumentar no arranque do próximo ano. Independentemente de qualquer alteração no Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), a maior incorporação dos biocombustíveis vai levar a aumentos de dois cêntimo no gasóleo e um na gasolina, diz o Público.

O Governo aprovou no mês passado um diploma que introduz uma fiscalização trimestral à incorporação de biocombustíveis no gasóleo e na gasolina. O Público diz que o diploma enviado para promulgação do Presidente da República mantém o calendário de metas intercalares para as quantidades de biocombustíveis que devem ser adicionados aos combustíveis rodoviários.

Atualmente, as empresas têm de incorporar nos produtos que colocam em mercado 7,5% de biocombustíveis. A partir de janeiro, esta percentagem irá subir para 9%, voltando a subir em 2019 para 10%, em antecipação da meta europeia de 10% em 2020. Um aumento que deverá traduzir-se num “agravamento de entre 1,5 a 2 cêntimos no preço do litro de gasóleo”, diz António Comprido, secretário-geral da Apetro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biocombustíveis vão fazer subir preços em Janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião