Guterres acumula cinco vitórias na eleição para a ONU

Guterres venceu a última votação secreta para secretário-geral da ONU. Na próxima semana há nova votação onde vai ser possível saber as intenções de voto dos membros do Conselho de Segurança.

António Guterres venceu a quinta votação secreta para secretário-geral da ONU, esta segunda-feira, com 12 votos, avança a Lusa citando fontes diplomáticas. O ex-primeiro-ministro teve apenas dois “desencoraja” ou “sem opinião”, ficando com a mesma marca da votação anterior.

Guterres, que foi Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, tem ainda 11 adversários na votação entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Na próxima semana há novamente votação, a primeira não secreta, sabendo-se assim a intenção de voto dos membros permanentes.

Para vencer, António Guterres tem de conseguir nove votos entre os 15 países membros da ONU e a aprovação da China, França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos da América, os cinco países que são membros permanentes da Organização das Nações Unidas. Só assim o Conselho de Segurança recomendará o nome do ex-primeiro-ministro português para secretário-geral. A escolha deve ser feita durante o outono.

António Guterres venceu as quatro primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 05 de agosto, 29 de agosto e 09 de setembro. Tem conseguido conseguido manter a liderança na votação, contando com vários votos de “encoraja” e cada um número reduzido de “desencoraja”.

Adversários registam marca pior

Os oito candidatos que se opõem a Guterres desceram na classificação em relação à última votação. Os principais adversários – o eslovaco Miroslav Lajcak e o sérvio Vuk Jeremic – registaram piores marcas. Lajcak perdeu o segundo lugar ao arrecadar menos dois votos positivos. Vuk Jeremic ultrapassou-o e chegou a segundo lugar com oito votos de “encoraja”, seis de “desencoraja” e uma abstenção.

Apesar disso, não existe um verdadeiro candidato destacado contra Guterres uma vez que os candidatos que completam o top cinco têm todos oito ou sete votos positivos.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guterres acumula cinco vitórias na eleição para a ONU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião