Ataque informático pode custar mais de meio milhão de euros às empresas

  • Ana Luísa Alves
  • 27 Setembro 2016

Estudo da Kaspersky Lab revela que um incidente de segurança informática pode custar, em média 765 mil euros às grandes empresas.

A empresa de segurança informática Kaspersky concluiu que um incidente de segurança online pode custar às grandes empresas, em média, cerca de 765 mil euros. Se o problema de segurança online só for descoberto semanas depois, as grandes empresas pagam cerca de 27% mais. E as pequenas e médias empresas (PME), para as quais os custos são ainda maiores, podem ainda pagar 44% mais. Ou seja, quanto maior for o problema e quanto mais tarde for identificado, maior poderá vir a ser o custo de recuperação.

No relatório, intitulado “Medindo o impacto financeiro da segurança cibernética nas empresas”, a Kaspersky comparou pela primeira vez o orçamento destinado à proteção informática e os prejuízos existentes com problemas de segurança online. As pequenas empresas destinam cerca de 18% do seu orçamento total para a segurança, enquanto as grandes empresas lhe atribuem 21%. É expectável que, nos próximos três anos, os orçamentos para a segurança das grandes empresas cresçam pelo menos 14%.

Quanto ao valor de recuperação, a Kaspersky pediu às empresas que fizessem um relatório com os prejuízos resultantes dos gastos mais elevados com perdas de oportunidades de negócio, melhoria da segurança das tecnológicas e contratação de especialistas externos e novos colaboradores. A conclusão é que as empresas gastam aproximadamente 70 mil euros em formação e 75 mil euros com a ajuda de especialistas externos, o que se converte depois em 19% do prejuízo.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ataque informático pode custar mais de meio milhão de euros às empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião