OE2017 tem de travar “aumento brutal” da luz, diz Catarina Martins

  • Lusa
  • 30 Setembro 2016

Se 2017 começar com uma subida de 3% na eletriciade, "tudo aquilo que estamos a conquistar, nomeadamente o aumento do salário mínimo e pensões, é comido no aumento da luz".

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, afirmou que uma das suas prioridades no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) é travar o “aumento brutal” anual da fatura da luz e combater o privilégio das “elétricas”.

“Para conseguir limitar o aumento da próxima fatura da luz, o BE tem como objetivo na negociação do OE2017 conseguir os necessários cortes e compensações das produtoras elétricas para que a próxima fatura da luz não tenha de subir”, disse quinta-feira à noite durante uma sessão pública em Matosinhos, no distrito do Porto.

E acrescentou: “é preciso que 2017 não comece com um aumento de três por cento da luz, porque senão tudo aquilo que estamos a conquistar, nomeadamente o aumento do salário mínimo e pensões, é comido no aumento da luz”.

Segundo a bloquista, a conta da luz em Portugal aumenta três por cento por ano, integrando a lista dos países onde mais se paga eletricidade. Simultaneamente, salientou, é dos países que dá às produtoras elétricas contratos com mais margem de lucro. “Para quem produz energia em Portugal é um bom negócio, mas para a generalidade da população tem sido um péssimo negócio”, frisou.

Para a líder do BE, com algumas “alterações cirúrgicas”, como modificação das rendas, é possível evitar o aumento da luz, salientando que os produtores de energia não vão gostar e vão ficar irritados.

Outra das soluções apontadas por Catarina Martins é estender a contribuição extraordinária a parte das energias renováveis, cuja tecnologia já amadureceu e tem negócio estabilizado e lucrativo e, com isso, descer o défice tarifário. “A escolha que fazemos é esta: ou combatemos o privilégio para recuperar rendimentos ou ficará tudo na mesma”.

Antes do início da sessão pública, Catarina Martins reuniu-se com trabalhadores do Porto de Leixões, em Matosinhos, para falar sobre a sua situação laboral. A coordenadora bloquista salientou que a austeridade é sempre o empobrecimento de quem trabalha para o lucro de “uns poucos”, revelando que há funcionários que fazem turnos de 16 horas ou que são avisados “em cima da hora” que têm de ir trabalhar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OE2017 tem de travar “aumento brutal” da luz, diz Catarina Martins

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião