Ex-candidata à ONU, Kristalina Georgieva vai ser CEO do Banco Mundial

  • Marta Santos Silva
  • 28 Outubro 2016

Kristalina Georgieva, que entrou como concorrente a Guterres para secretária-geral da ONU a meio da corrida, voltara entretanto para a Comissão Europeia.

Kristalina Georgieva vai ser diretora-executiva, ou CEO, do Banco Mundial, anunciou esta sexta-feira o presidente do banco, Jim Yong Kim.

Georgieva ganhou notoriedade em Portugal por ter sido a rival de última hora de António Guterres para o posto de secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Derrotada, retomou o seu lugar de vice-presidente da Comissão Europeia, de onde vai voltar a sair para iniciar o seu mandato no Banco Mundial em janeiro.

“Kristalina é uma líder com um reconhecimento a nível global e um percurso comprovado na melhoria das vidas dos mais necessitados”, disse Jim Yong Kim, que foi reconduzido no mês passado para cumprir mais um mandato de cinco anos à frente da instituição, citado num comunicado da instituição.

“Enquanto comissária da ajuda humanitária, Kristalina estabeleceu-se como uma defensora global do conceito da resiliência. Ajudar os países a gerir choques e ameaças globais está na raiz dos esforços do Banco Mundial para acabar com a pobreza e aumentar a prosperidade comum”, acrescentou Kim.

A comissária europeia búlgara já tinha estado em vários postos no Banco Mundial entre 1993 e 2010, incluindo o de vice-presidente.

Georgieva vai substituir a indonésia Sri Mulyani Indrawati, que foi nomeada em julho ministra das Finanças do seu país.

Editado por Mónica Silvares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-candidata à ONU, Kristalina Georgieva vai ser CEO do Banco Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião