Petróleo sobe a pique perante otimismo na OPEP
Se o Iraque e o Irão estão otimistas, os investidores também. É o que comprovam os preços do barril de Brent, empurrados para cima a mais de 3,6%.
O petróleo está a subir a pique nas bolsas agora que o Iraque e o Irão demonstraram otimismo acerca de acordo na OPEP. A visão positiva dos dois países, que tinham colocado entraves à aprovação do acordo de redução da produção, está a dar confiança aos investidores, empurrando o preço do barril do Brent para cima.
Apesar de ainda estar abaixo da fasquia dos 50 dólares por barril, o barril de Brent negociado em Londres subia 3,63% para 48,58 dólares. Entretanto, em Nova Iorque, o WTI chegou a subir 4%, e ao final da tarde em Lisboa subia 3,65% para os 48,05 dólares.
Brent sobe a pique
![Fonte: Bloomberg (Valores em dólares)](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2016/11/2016nov21_brent-01.png)
A subida íngreme deve-se a declarações vindas do Iraque e do Irão, que anteveem que a OPEP chegue a um acordo para reduzir a produção no seu encontro de 30 novembro, na próxima semana, em Viena. Do lado do Iraque, o ministro do Petróleo Jabbar Al-Luaibi disse que o país vai fazer propostas para ajudar a encontrar um acordo, e o seu homólogo no Irão afirmou ser “altamente provável” que o acordo fosse aprovado na reunião de Viena.
Após um acordo preliminar encontrado em setembro para reduzir a produção de petróleo, os planos do Irão de aumentar a produção e o pedido do Iraque para ser isento do acordo têm tido efeitos adversos no preço do barril de Brent, que agora recuperam com uma forte subida graças à renovada confiança dos investidores.
“O petróleo vai chegar aos 50 ou 55 dólares se houver um acordo”, disse à Bloomberg o analista Giovanni Staunovo, da UBS Group em Zurique. “Os membros da OPEP estão a gerar muita expectativa e a ficarem demasiado expostos para deixarem um acordo falhar”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Petróleo sobe a pique perante otimismo na OPEP
{{ noCommentsLabel }}