Milionários apostam na energia renovável

  • Ana Luísa Alves
  • 12 Dezembro 2016

Bill Gates, Jeff Bezos ou Richard Branson são alguns dos milionários de um fundo de investimento que visa financiar as energias renováveis e tentar solucionar o problema do aquecimento global.

Um grupo de milionários em todo o mundo, onde se inclui Bill Gates, revelou este domingo um novo fundo de investimento de cerca de mil milhões de dólares para financiar os avanços na produção de energia renovável.

O fundo de investimento Dubbed Breakthrough Energy Ventures é apoiado por um conjunto de pesos pesados da indústria energética. O objetivo é injetar dinheiro em ativos e tecnologia energética que a longo prazo possa reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, de acordo com um comunicado.

Os investidores incluem Jeff Bezos, fundador da Amazon, Richard Branson, fundador da Virgin, Jack Ma, presidente da Alibaba, John Arnold, um multimilionário que comercializa gás natural, e ainda o fundador da cadeia de hotéis Kingdom, Alwaleed Bin Talal. No ano passado, Bill Gates anunciou a coligação Breakthrough Energy, um grupo de investidores que prometeu investir parte das suas fortunas nas tecnologias energéticas.

“Sinto-me honrado por trabalhar com estes investidores para construir uma fundação poderosa de investimento público nas pesquisas energéticas”, disse Bill Gates num comunicado, a que a Bloomberg teve acesso. “O nosso objetivo é construir empresas que ajudem a desenvolver a próxima geração de energia livre de emissões para o mundo”.

Bill Gates, co-fundador da Microsoft, passou parte do último ano a apelar a avanços na produção energética. Para Gates, coisas como energia solar, nuclear e carros elétricos podem resolver, a curto prazo, o problema do aquecimento global. A única maneira de solucionar o aquecimento global seria encontrar um tipo de energia que não produza gás de efeito de estufa, acrescentou Bill Gates.

O co-fundador da Microsoft apoiou, pessoalmente, algumas startups de energia e encorajou outros CEO a seguirem o seu caminho.

Editado por Pedro Sousa Carvalho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Milionários apostam na energia renovável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião