Presidente do México cancela reunião com Trump

  • Juliana Nogueira Santos
  • 26 Janeiro 2017

A decisão vem no seguimento da ordem executiva de Trump que aprova a construção do muro fronteiriço. E continua a ser o México a pagar.

Enrique Peña Nieto escolheu o meio de comunicação favorito do presidente dos Estados Unidos para divulgar a sua decisão em relação à sua visita à Casa Branca: “Esta manhã informámos a Casa Branca de que não estarei presente na reunião de trabalho marcada para a próxima segunda-feira com o @POTUS”.

A decisão oficial já teria sido comunicada esta manhã ao escritório de Donald Trump. Ainda assim, Trump já tinha feito um ultimato a Nieto: se não cooperasse na construção do muro, a reunião de segunda não aconteceria. Nieto antecipou-se.

A tensão entre os dois países tem-se acumulado desde a campanha eleitoral, em que Donald Trump reiterou que iria construir um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México e que seria o segundo país a pagar a conta. Na passada quarta-feira o agora presidente Trump assinou uma ordem executiva para a construção efetiva do muro. Horas após esta assinatura o presidente mexicano publicou a sua reação no Twitter — também para acalmar o seu povo.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do México cancela reunião com Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião