Há um robô a servir café em San Francisco

A rapidez impera no Cafe X. O novo café robótico é o primeiro do género nos Estados Unidos e promete ser rápido a servir um café de qualidade. Quem o serve? Um robô.

A personalização está cada vez mais no centro dos serviços fornecidos ao consumidor. A par e passo está o desenvolvimento tecnológico com a automatização na linha da frente. Um jovem estudante norte-americano criou uma cafetaria tradicional, mas sem funcionários. Ou melhor, o funcionário é eletrónico: um robô é quem manda no Café X, uma aplicação com café lá dentro.

Aos 23 anos, Henry Hu continuava a odiar esperar nas filas e, por isso, decidiu criar um quiosque, conta o Business Insider. Pelas fotografias reveladas, não parece existir mesas ou cadeiras. Também não é esse o objetivo. A ideia é que os consumidores interajam com os tablets para personalizar o seu café e depois pegar no copo com o resultado final, continuando o seu percurso. Veja aqui uma demonstração:

A ideia materializou-se em Hong Kong e chegou esta segunda-feira a São Francisco, nos EUA, no centro comercial Metreon. O café robótico utiliza grãos de café locais (à escolha do freguês) e o objetivo é reunir qualidade com rapidez: o robô não consegue fazer coisas extraordinárias, mas faz os movimentos que tem programados com uma velocidade superior à dos humanos. Segundo o fundador, o Cafe X é capaz de preparar entre 100 a 120 bebidas por hora, consoante a complexidade dos pedidos.

Henry Hu pensou na ideia quando estava a estudar empreendedorismo e tecnologia na Babson College. Partilhou-a online com programadores de Hong Kong, vendeu o seu carro e pediu investimento a uma família amiga. Além disso, Hu conseguiu 100 mil dólares através do programa Thiel Fellowship, em junho de 2016, uma iniciativa de Peter Thiel (co-fundador do Paypal) para jovens que deixem o curso universitário para se focarem no empreendedorismo.

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