“Ignora o Leitão Amaro”, diz Trigo Pereira. A internet reage

Foram várias as reações às palavras de Trigo Pereira para Centeno. O visado foi brando, mas outros deputados do PSD foram duros. O deputado socialista também respondeu.

Esta quarta-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças (COFMA), o deputado socialista Paulo Trigo Pereira substituiu temporariamente a deputada social-democrata Teresa Leal Coelho como presidente da comissão parlamentar. Quem estava a ser ouvido era o ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre os resultados e o plano de reestruturação da Caixa Geral de Depósitos. O deputado do PSD, António Leitão Amaro, fez um aparte, mas Trigo Pereira disse ao ministro para não responder porque quem estava a questionar era João Almeida, deputado do CDS.

O caso foi mostrado na quarta-feira pela TVI e não tardou a ter repercussão na internet, nomeadamente no Facebook com os comentários de dois sociais-democratas, Duarte Marques e Sérgio Azevedo. Oficialmente, o Partido Social Democrata reagiu esta quinta-feira numa conferência de imprensa sobre as nomeações do Conselho de Finanças Públicas. O dirigente José Matos Correia — que já foi presidente de comissões parlamentares — referiu que “dar indicações ao ministro das Finanças sobre como se deve comportar” não faz parte da condução dos trabalhos dos deputados. O dirigente considerou ainda que os presidentes das comissões “não servem para dar palpites, nem para serem treinadores de bancada”.

Mas a principal troca de argumentos ocorreu entre o deputado social-democrata Duarte Marques e Trigo Pereira. Marques acusou-o de “seguir o exemplo que vê no primeiro-ministro António Costa” e pediu a Marcelo Rebelo de Sousa para intervir. Nos comentários, o socialista respondeu, acusando o PSD de demagogia: “O deputado Duarte Marques não pertence à COFMA e porventura não saberá que quem estava a inquirir o ministro não era o PSD e, portanto, não era o deputado Leitão Amaro. O Ministro não tem obrigação nenhuma de responder a apartes venham eles donde vierem. E na minha modesta opinião na qualidade de Presidente esta foi, é e será sempre a minha posição, que aliás já o referi em público em Comissão em diálogo noutra sessão da COFMA com Duarte Pacheco e Leitão Amaro”.

Duarte Marques não foi o único a criticar a frase de Trigo Pereira. Também o deputado social-democrata Sérgio Azevedo o fez, referindo o feriado que se viveu esta semana. “Na manhã do dia seguinte ao 25 de abril, depois das proclamações em nome das mais diversas liberdades e da exaltação bacoca de uma tutela imaginária da democracia, os arautos desta modernidade voltam a fazer das suas”, escreveu. Azevedo argumentou que “se fosse a ‘direita’ era o fim da macacada”, mas “como são os ‘nossos donos’ não há problema nenhum”.

O próprio visado, o ex-secretário de Estado das Autarquias, António Leitão Amaro, reagiu no Facebook, mas de forma mais branda. “Não sendo forma adequada de o presidente da Comissão se referir a um deputado, também não é comparável com a atitude do primeiro-ministro António Costa, que não responde às perguntas de deputados“, escreveu Leitão Amaro.

A internet também não demorou a reagir, até de vozes do Partido Socialista. Foi o caso do eurodeputado socialista Manuel dos Santos:

Também o ex-secretário de Estado do Turismo e atual vice-presidente do CDS, Adolfo Mesquita Nunes, reagiu no Twitter:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Ignora o Leitão Amaro”, diz Trigo Pereira. A internet reage

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião