Trump quer cortar 3,6 biliões de despesa em 10 anos

  • Lusa
  • 23 Maio 2017

Os maiores cortes na despesa acontecem no apoio aos mais necessitados. Já as forças militares vão receber mais dinheiro.

A proposta de orçamento da Casa Branca apresentada esta terça-feira prevê um corte da despesa do governo americano em 3,6 triliões de dólares (mais de 3,2 biliões de euros) nos próximos 10 anos, eliminando proteções sociais e aumentando as despesas militares. O orçamento ainda tem, contudo, de ser aprovado pelo Congresso, devendo sofrer grandes alterações na Câmara dos Representantes e no Senado, ambos controlados pelo partido Republicano.

Os maiores cortes na despesa acontecem no apoio aos mais necessitados, incluindo uma redução de 1,4 biliões no Medicaid (o programa que fornece cuidados de saúde a pessoas de classe baixa sem seguro de saúde) e cerca de 192 mil milhões em vales de comida.

A despesa aumenta no lado dos esforços militares. O Pentágono deverá receber um aumento de 52 mil milhões de dólares, enquanto a Segurança Nacional deverá contar com 1,6 mil milhões de dólares dedicados ao início da construção do muro com o México em 2018.

Desta forma, Trump cumpre a promessa de campanha de não fazer cortes na segurança social e Medicare (programa que fornece cuidados de saúde para idosos).

 

Numa declaração enviada à agência Lusa, o congressista republicano David Valadão disse que “com a dívida nacional a subir para 18 biliões de dólares e um défice anual de 500 mil milhões, os EUA precisam reduzir a despesa federal para proteger a economia para a próxima geração de americanos”.

Neste plano orçamental, Trump garante que, com uma taxa de crescimento otimista de 3% (superior à prevista pelo Congresso, que se fica pelos 1,9%), o equilíbrio orçamental seria alcançado no final da década.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump quer cortar 3,6 biliões de despesa em 10 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião