Novos secretários de Estado já tomaram posse
São oito e chegam apenas três meses antes da data de entrega do Orçamento do Estado para o próximo ano. António Costa dedicou uma palavra de agradecimento aos governantes cessantes.
Os oito novos secretários de Estado já tomaram posse esta sexta-feira à tarde, naquela que é a terceira e maior remodelação do Executivo de António Costa. Além da saída de sete secretários de Estado, foi ainda criada uma nova secretaria de Estado da Habitação, assumida pela arquiteta Ana Pinho.
A remodelação afeta cinco ministérios: Negócios Estrangeiros, Presidência e Modernização Administrativa, Finanças, Economia, e Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Assistiram a esta cerimónia 14 dos 17 os ministros do executivo – estiveram ausentes o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino – e também os secretários de Estado exonerados, com exceção de Fernando Rocha Andrade, que tutelava os Assuntos Fiscais.
No final da cerimónia, após cumprimentar os novos governantes, o primeiro-ministro, António Costa, atravessou a sala dirigindo-se aos ex-secretários de Estado presentes, que cumprimentou, começando por Margarida Marques, a quem deu dois beijinhos e disse “muito obrigado”.
As nomeações dos novos governantes e respetivas exonerações foram divulgadas na quinta-feira no portal da Presidência da República, após a reunião semanal do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Belém.
O primeiro-ministro, António Costa, agradeceu aos secretários de Estado exonerados “pelo contributo que deram ao Governo e aos portugueses” e desejou felicidades aos oito novos governantes.
“Só queria dizer duas palavras: primeiro, de agradecimentos aos senhores e senhoras secretários de Estado que hoje cessaram funções pelo contributo que deram ao governo e aos portugueses. E uma segunda palavra aos que hoje iniciam funções desejando, naturalmente, que tenham as maiores felicidades no exercício dessas funções para executarmos bem o programa do Governo”, afirmou António Costa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novos secretários de Estado já tomaram posse
{{ noCommentsLabel }}