Tem contas no banco de que já não se lembra? Este site ajuda

O Banco de Portugal tem uma ferramenta online que lhe revela todas as suas contas bancárias: as que usa todos os dias e as que pode já ter esquecido.

Por um motivo ou por outro, muitas pessoas abrem contas que acabam por utilizar menos… e que podem mesmo cair no esquecimento. O Banco de Portugal disponibiliza uma ferramenta online que lhe vai avivar a memória: tudo o que precisa é dos dados do Portal das Finanças ou cartão de cidadão. Em poucos minutos, terá acesso à lista das suas contas bancárias e alguns outros detalhes.

A fazer contas à vida? O Banco de Portugal permite-lhe, pelo menos, fazer contas às contas bancárias. O processo é simples: basta aceder à Base de Dados de Contas do site do Banco de Portugal e escolher como quer entrar. Pode fazê-lo através dos dados do Portal das Finanças ou com o seu cartão de cidadão, se tiver um leitor pronto a usar.

A partir do momento em que insere os seus dados, o site descarrega automaticamente um documento PDF onde poderá ler um histórico completo das suas contas. Divididos por instituição bancária, encontrará todos os números de conta, o tipo e subtipo de conta, a data em que foi aberta e encerrada (se for o caso) e a posição que tem na conta (se é titular).

 

A sugestão veio esta quinta-feira através do Twitter, mas esta ferramenta está disponível desde janeiro de 2015. No comunicado em que o banco central nacional anunciou o lançamento, esclarecia que estas informações são “da exclusiva responsabilidade” das entidades participantes. Para além da consulta online, os interessados poderão também solicitar estas informações nos postos de atendimento de banco de Portugal ou por correio. Também herdeiros podem fazer estes pedidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem contas no banco de que já não se lembra? Este site ajuda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião