5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Juliana Nogueira Santos
  • 6 Setembro 2017

Na PT, a CEO e os sindicatos vão falar de condições laborais. Na Justiça europeia, a Intel pode ter de abrir os cordões à bolsa. Estes e outros acontecimentos que marcam o dia nos mercados.

Nesta quarta-feira, os trabalhadores da PT vão sentar-se com Cláudia Goya para discutir as condições laborais, enquanto May e Corbyn vão estar frente a frente no Parlamento britânico. Na banca, o Novo Banco prepara-se para a próxima assembleia geral. Na tecnologia, a Intel pode ter de abrir cordões à bolsa. Estes e outros acontecimentos que marcam o dia nos mercados.

Novo Banco em contagem decrescente para a Assembleia Geral

Esta quarta-feira marca o prazo limite para os detentores de obrigações seniores do Novo Banco se inscreverem na assembleia geral, que irá decorrer no dia 8 deste mês. Como é expectável que esta não tenha o quórum necessário, já foi agendada uma nova assembleia para o próximo dia 29 de setembro. O Novo Banco propôs-se a pagar em cash aos obrigacionistas seniores para conseguir uma almofada adicional de capital, de 500 milhões de euros. Esta oferta de compra inclui também a possibilidade de transformar estes títulos de dívida em depósitos a prazo.

Trabalhadores da PT reúnem com a presidente executiva

A Comissão de Trabalhadores e o Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom vão reunir-se com a presidente executiva da telecom para discutir não só a transferência de trabalhadores para outras empresas do grupo, como as 150 infrações detetadas pela Autoridade para as Condições de Trabalho, avançadas no final de agosto pelo ECO. Na véspera do encontro com Cláudia Goya, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom, Jorge Félix, afirmou que os trabalhadores seguem “com esperança” de que “uma nova personalidade” traga algumas mudanças à empresa. O sindicato vai também exigir a reversão das transferências e a recolocação dos trabalhadores em funções compatíveis com a sua categoria e qualificação.

May volta ao Parlamento para responder às perguntas dos deputados

As férias de verão terminaram e segue-se agora a rentrée política nos vários países, incluindo no Reino Unido. Esta quarta-feira vai decorrer a primeira sessão pós-férias no Parlamento britânico em que Theresa May vai responder às perguntas dos deputados, incluindo do seu maior oponente, Jeremy Corbyn. O Brexit continua a ser o assunto primordial.

Como vai a economia dos EUA? O Livro Bege mostra

A Reserva Federal norte-americana apresenta o seu Livro Bege, um relatório que reporta a situação económica dos EUA e poderá dar pistas acerca dos próximos passos a serem dados pelo banco central. Recorde-se que nas minutas da reunião de 25 e 26 de julho deixaram a porta aberta à possibilidade de reduzir o balanço neste mês de setembro, avaliado em 4,5 biliões de dólares.

Sai outra multa milionária para uma tecnológica

Depois de a Comissão Europeia ter aplicado uma multa recorde à Google de mais de 2,4 mil milhões de euros por esta ter abusado da sua posição dominante no mercado de motores de busca, pode chegar a altura de a Intel receber uma punição semelhante. A tecnológica é hoje julgada por práticas anticoncorrenciais no mercado dos chips. Se for condenada, terá de pagar uma multa de 1,06 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião