Maria Fernanda Amorim, viúva de Américo Amorim, é a única representante de Portugal na lista dos mais ricos da Forbes

De três, Portugal passou a ter apenas um representante na lista dos mais ricos da Forbes. A viúva de Américo Amorim surge na posição 382 com uma fortuna avaliada em 5,1 mil milhões de dólares.

De três, a representação de Portugal na lista dos mais ricos da Forbes passou para apenas um com a saída de Belmiro de Azevedo e Soares dos Santos. A prestigiada revista norte-americana coloca Maria Fernanda Amorim, a viúva de Américo Amorim, na posição 382, com uma fortuna avaliada em 5,1 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros).

“Maria Fernanda Amorim é a viúva de Américo Amorim, que faleceu em julho de 2017“, refere a Forbes. “Ela e as suas três filhas herdaram a sua fortuna”, acrescenta a publicação, salientando que desde o último ranking, essa fortuna aumentou. No ano passado, Amorim aparecia na posição 385, com mais de quatro mil milhões de euros.

A fortuna herdada vem de Américo Amorim, um “self made man” que construiu um império com a cortiça. Os milhares de milhões que deixou à família resultam do negócio da Corticeira Amorim, mas também de participações noutros setores, nomeadamente na Galp Energia. “O maior ativo da viúva de Amorim é uma posição estimada em 18% na Galp Energia, que tem como chairman a sua filha mais velha, Paula Amorim”, nota a Forbes.

"Maria Fernanda Amorim é a viúva de Américo Amorim, que faleceu em julho de 2017. Ela e as suas três filhas herdaram a sua fortuna.”

Forbes

Maria Fernanda Amorim (uma das 256 mulheres do ranking) é a única portuguesa na lista dos multimilionários, quando no último ranking eram três. Alexandre Soares dos Santos estava na posição 745 no ano passado, com uma fortuna avaliada em 2,5 mil milhões de euros, enquanto Belmiro de Azevedo, que faleceu também em 2017, aparecia na posição 1.376 com um património de 1,4 mil milhões de euros. Ambos desapareceram da lista.

Quem continua no ranking é Isabel dos Santos. A empresária angolana que tem vários investimentos em Portugal, entre eles a Galp Energia, deu um trambolhão no ranking deste ano. Estava, no ano passado, na posição 630, com 3,1 mil milhões de dólares, tendo a sua fortuna encolhido para 2,6 mil milhões de dólares (2,09 mil milhões de euros), recuando para a 924ª posição.

A filha do ex-presidente de Angola, que recentemente foi exonerada da liderança da Sonangol, surge pouco acima do meio da tabela da Forbes que este ano conta com um número recorde de multimilionários: são 2.208 (mais 165 do que em 2017) de 72 países. “Este grupo de elite apresenta uma fortuna avaliada em 9,1 biliões de dólares, um crescimento de 18% face ao ano passado”, nota a revista.

Na liderança deste ranking há novidades. Bill Gates foi destronado por Jeff Bezos. O norte-americano, fundador e presidente da Amazon, é a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em 112 mil milhões de dólares. Gates, que encabeçou a lista dos mais ricos 18 vezes nos últimos 24 anos, tem uma riqueza avaliada em 90 mil milhões de dólares.

Bezos é o mais rico do mundo. Tem mais de 100 mil milhões

Fonte: Forbes

Bezos, que no ano passado ocupava a terceira posição, registou ganhos de 39,2 mil milhões de dólares e relegou o também norte-americano Warren Buffett, com uma fortuna avaliada em 84 mil milhões de dólares, para o terceiro lugar. Na quarta posição está o empresário francês Bernard Arnault, com 72 mil milhões de dólares, sendo que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, aparece em quinto, com uma fortuna avaliada em 71 mil milhões.

(Notícia atualizada às 23h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maria Fernanda Amorim, viúva de Américo Amorim, é a única representante de Portugal na lista dos mais ricos da Forbes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião