EDP revê contadores. Passa faturas de milhares de euros aos clientes

  • ECO
  • 15 Março 2018

Em muitos casos, os valores ascendem a milhares de euros. Deco pede alterações à lei, de forma a retirar aos consumidores a responsabilidade de provar que não adulteraram o contador.

Há consumidores a receber uma fatura de milhares de euros por parte da EDP, sob a acusação de que adulteraram o contador. A situação já gerou centenas de queixas à Deco, que pede uma alteração à lei, avança o Público.

Em muitos casos, os valores ascendem a milhares de euros e, ao contrário do que acontece com os consumos regulares, esta cobrança não prescreve ao fim de seis meses, podendo chegar a três anos.

Sobre a situação em concreto chegaram à Deco 423 queixas em 2016, 458 em 2017 e 73 nos primeiros dois meses de 2018. De acordo com a jurista Ana Sofia Ferreira, “na maioria dos casos não há evidência de que os consumidores alteraram o contador”, o que não os livra de ter de pagar os valores exigidos, escreve o diário.

Os consumidores que apresentam queixa são apenas uma parte do total, já que muitos acabam por pagar os valores apresentados sem reclamarem, até por medo de corte do fornecimento de energia.

A propósito do dia mundial dos direitos dos consumidores, assinado esta quinta-feira, a Deco pede mudanças à lei, de forma a retirar aos consumidores a responsabilidade de provar que não adulteraram o contador. Defende que quem fiscaliza os contadores faça prova da manipulação e ainda que devem existir outras formas de controlo e prova, como redução brusca de consumos, para além de uma maior fiscalização periódica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP revê contadores. Passa faturas de milhares de euros aos clientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião