5 coisas que vão marcar o dia
O dia ficará marcado pelo depoimento de Daniel Proença de Carvalho em tribunal, no âmbito da Operação Fizz. Será também o dia em que os acionistas da EDP elegem o novo conselho de administração.
O dia arranca com o depoimento do advogado Daniel Proença de Carvalho em tribunal, no âmbito da Operação Fizz. Da parte da tarde, os acionistas da EDP vão eleger o novo conselho de administração da elétrica. Será ainda dia de ouvir António Costa no debate quinzenal, pelas 15h00, e o ministro do Ambiente sobre o plano de expansão do Metropolitano de Lisboa, depois do plenário.
Proença de Carvalho ouvido em tribunal
O advogado Daniel Proença de Carvalho será ouvido, esta manhã, no Campus de Justiça, no âmbito da Operação Fizz. A operação diz respeito a um caso que remonta a 2012. O ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente é acusado de ter corrompido Orlando Figueira, antigo procurador português, ao pagar-lhe 760 mil euros para que arquivasse dois inquéritos. A relação de Proença de Carvalho com o antigo procurador está a ser investigada, mas o advogado disse que só conheceu Orlando Figueira em maio de 2015 e que só trocou com ele “dois ou três telefonemas”.
EDP elege conselho de administração
Os acionistas da EDP vão reunir-se em assembleia-geral para eleger os novos órgãos sociais da EDP, para o mandato que irá prolongar-se até 2019. António Mexia deverá ser reconduzido para mais um mandato como presidente executivo da EDP, mas há algumas novidades. Luís Amado, ex-ministro socialista, será o novo presidente do Conselho Geral de Supervisão, em substituição de Eduardo Catroga. O conselho de administração da EDP também passará a contar com mulheres, o que não acontecia até agora. Maria Teresa Pereira e Vera Pinto Pereira são os novos nomes.
António Costa enfrenta plenário
O primeiro-ministro volta a responder aos deputados no debate quinzenal. António Costa vai enfrentar o plenário numa altura em que estão em cima da mesa assuntos como as alterações à legislação laboral ou a polémica em torno da recusa da Ryanair em aplicar a legislação nacional aos trabalhadores baseados em Portugal, bem como as acusações feitas pelo sindicato de que a companhia lowcost viola o direito à greve. Poderá ainda haver novidades quanto às declarações de IRS, que podem ser feitas desde este domingo.
Matos Fernandes dá explicações sobre o Metro
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vai à Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas para prestar esclarecimentos sobre o plano de expansão do Metropolitano de Lisboa. As obras de expansão do metro de Lisboa deverão arrancar até junho de 2019. O novo plano implica um investimento de 484,5 milhões de euros, entre construção de novas estações, remodelação das já existentes e aquisição de novas carruagens. A principal mudança na rede será na linha verde, que irá transformar-se numa linha circular, ligando o Cais do Sodré ao Rato e criando-se mais duas estações, em Santos e na Estrela. As obras deverão estar concluídas em 2022.
Sonae Indústria presta contas
A Sonae Indústria vai apresentar os resultados do ano passado, depois de, em 2016, ter reportado lucros de 11 milhões de euros, naquela que foi a primeira vez que apresentou lucros depois de nove anos consecutivos de prejuízos. Os analistas antecipam que a empresa do grupo Sonae tenha alcançado lucros de 23,65 milhões de euros no ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}