Catroga: “Podia viver sem salário e sem pensões”

  • ECO
  • 5 Abril 2018

No dia em que deixa o cargo de chairman da EDP, Eduardo Catroga diz que é o seu "último amor". Confirma que vai ser consultor da CTG, mas não precisa do salário. Tem muitos rendimentos.

Chega ao fim o mandato de Eduardo Catroga como chairman da EDP. Sai do cargo, mas continuará presente na elétrica liderada por António Mexia através do seu maior acionista, a China Three Gorges (CTG), como consultor para a atividade internacional, como avançou o ECO. Continua a trabalhar, mas não pelo dinheiro. Catroga diz que “podia viver sem ordenado e sem pensões”.

“A EDP é o meu último amor. Vou continuar porque quando tinha 60 anos decidi nunca me reformar. Este último mandato já só foi possível porque os acionistas de entenderam e convidaram-me para continuar como chairman, mas em representação do acionista mais importante, a CTG”, diz Catroga em entrevista à Sábado. “Estou preparado para abandonar o cargo de chairman da EDP”, diz.

Vai sair do cargo, mas “aceitei continuar como seu representante no Conselho Geral de Supervisão da EDP, como seu consultor no quadro da atividade internacional da CTG, a qual ultrapassa Portugal, estendendo-se, hoje, a outros países europeus e à América Latina, onde o grupo tem avultados investimentos”, confirma, tal como noticiado pelo ECO.

"Hoje tenho uma base patrimonial que gera fluxos de rendimento de tal forma que podia viver sem ordenado e sem pensões.”

Eduardo Catroga

Economista

Catroga vai, assim, continuar a trabalhar, cumprindo a promessa de nunca se reformar. Mantém uma fonte de rendimento, mas nem precisava dela. Conhecido por criticar o excesso de impostos que paga do seu salário — “hoje, em IRS e encargos sociais pago ao Fisco cerca de 60% do que ganho” –, o ex-ministro das Finanças diz que tem muitos rendimentos. Mas sempre fez por isso.

“O meu objetivo foi sempre ter projetos em que fosse reconhecido que poderia acrescentar valor e, em consequência disso, ter uma remuneração elevada. Foi isso que aconteceu em toda a minha vida”, refere na mesma entrevista. “Hoje tenho uma base patrimonial que gera fluxos de rendimento de tal forma que podia viver sem ordenado e sem pensões”, remata.

Salário vai manter. E a pensão também. É milionária. “Se tenho uma pensão alta é fruto das contribuições feitas, ao longo de 50 anos para a Segurança Social, bem como das regras instituídas. A minha pensão aumenta todos os anos porque continuo a trabalhar e a descontar para a Segurança Social. Sou um grande contribuinte do Estado”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catroga: “Podia viver sem salário e sem pensões”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião