Alívio das tensões entre EUA e China anima Wall Street

  • Rita Atalaia
  • 14 Maio 2018

As tensões comerciais entre os EUA e a China, as duas maiores economias do mundo, aliviaram. Isto está a ajudar as principais bolsas norte-americanas, que arrancaram a semana no verde.

O alívio das tensões comerciais entre os EUA e a China está a animar Wall Street. As principais praças norte-americanas abriram no verde, depois de o presidente dos EUA ter indicado que está a trabalhar com a China numa solução que permita a tecnológica chinesa ZTE retomar as operações.

Neste cenário, o Dow Jones abriu em alta de 0,38% para 24.925,22 pontos. Isto enquanto o S&P 500 avança 0,34% para 2.373,38 pontos e o tecnológico Nasdaq acelera 0,43% para 7.434,36 pontos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse estar a trabalhar com o presidente chinês, Xi Jinping, numa solução que permita à ZTE, alvo de sanções, “retomar depressa a sua atividade”. O grupo chinês de telecomunicações disse que as suas principais operações foram interrompidas por causa da decisão dos EUA de proibir as exportações de componentes destinadas ao grupo chinês.

“O facto de o presidente dos EUA ficar de repente preocupado com os empregos na China é uma reviravolta”, afirma Jonathan Fenby, chairman da TS Lombard, acrescentando que isto apenas pode ser explicado pelo facto de Trump querer ter o presidente chinês como aliado na relação com a Coreia do Norte.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Alívio das tensões entre EUA e China anima Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião