Perdão de dívida faz tremer Itália. Juros disparam, bolsa cai com banca em stress

  • Cristina Oliveira da Silva e Rita Atalaia
  • 16 Maio 2018

Além de os juros a dez anos da dívida italiana estarem a subir mais de dez pontos base, a subida mais acentuada desde julho do ano passado, a bolsa está a afundar.

Itália está no centro do furacão. O Movimento 5 Estrelas e a Liga, que tentam formar Governo, estarão a estudar um perdão de dívida de 250 mil milhões de euros. E os efeitos já se fazem sentir nos mercados.

Além de os juros a dez anos da dívida italiana estarem a subir mais de dez pontos base — a subida mais acentuada desde julho do ano passado — a bolsa está a afundar. A praça italiana cai 1,78%, naquela que é a pior sessão em cinco meses. O setor financeiro está a ser fortemente penalizado, com o índice que agrega os bancos a afundar 2,7%.

Bolsa de Milão sob forte pressão

Fonte: Reuters

Este desempenho fortemente negativo da bolsa italiana, que cai para 23.864 pontos, contraria a tendência na maioria da Europa — o Stoxx 600 está a subir 0,05% para 292,55 pontos. Mas acompanha o sentimento noutros países do sul do Velho Continente. É o caso de Espanha, com o IBEX a recuar 0,93%, enquanto Portugal oscila entre ganhos e perdas.

Se nas bolsas não se vê o stress, no mercado de dívida registam-se subidas das taxas, o que levou ao aumento dos juros exigidos pelos investidores no leilão de curto prazo feito pelo IGCP. As taxas foram negativas, mas subiram.

Em Itália, o Movimento 5 Estrelas, anti-sistema, e a Liga, de extrema-direita, estão a planear pedir ao Banco Central Europeu um perdão de dívida no valor de 250 mil milhões de euros, de acordo com uma versão preliminar do programa de coligação obtido pelo Huffington Post Italia e citado pela Reuters. Entretanto, Armando Siri, da Liga, avançou a mesma informação à televisão La7, esta quarta-feira, escreve a Bloomberg.

O documento inicial também pedirá uma renegociação das contribuições de Itália para o orçamento da União Europeia, o fim das sanções contra a Rússia e planos para acabar com as mudanças que levaram ao aumento da idade de reforma.

Ontem, o líder da Liga, Matteo Salvini, indicou, no Facebook, que as conversações com o Movimento 5 Estrelas entraram na fase final, refere a Bloomberg.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Perdão de dívida faz tremer Itália. Juros disparam, bolsa cai com banca em stress

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião