Preços das casas disparam 12% no primeiro trimestre

Nos primeiros três meses do ano o ritmo de subida dos preços das casas intensificou-se. Tratou-se do quinto trimestre seguido de avanço dos preços.

Os preços das casas não param de acelerar, uma tendência que se intensificou no primeiro trimestre deste ano. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre o início de janeiro e o final de março, os preços das casas dispararam mais de 12%.

De acordo com o Índice de Preços da Habitação, os preços das casas aumentaram, em média, 12,2% nos primeiros três meses do ano face ao mesmo período do ano passado. Tratou-se do quinto trimestre consecutivo de subida de preços, com o ritmo de aceleração a ser o mais acentuado do histórico do gabinete público de estatísticas que se inicia no primeiro trimestre de 2009. O índice de preços está nos 125,48 pontos, o máximo do histórico.

Evolução dos preços das casas

Fonte: INE

A intensificação do ritmo de crescimento dos preços dos imóveis é explicada tanto pelo aumento dos preços dos imóveis usados como dos novos. “Neste período, os preços das habitações existentes aumentaram 13,0%, a taxa de variação mais elevada da série”, especifica o INE. Já no que respeita às casas novas, os preços das transações aumentaram 9,7% no primeiro trimestre do ano, mais 3,8% face ao registado último trimestre de 2017.

Número de vendas cai face ao trimestre anterior

O INE revela ainda que, nos primeiros três meses de 2018, foram vendidas 40.716 casas, mais 15,7% que no mesmo período de 2017. Mas este número representa uma diminuição de 4,1% face ao verificado no último trimestre de 2017. Esta foi aliás a primeira descida do número de transações desde o terceiro trimestre de 2016.

As casas usadas continuam a dominar o grosso das transações. Do total de imóveis vendidos no primeiro trimestre deste ano, 34.822 eram usados (85,5%), enquanto 5.894 eram novos (14,5%).

Em termos regionais, a Área Metropolitana de Lisboa continua a comandar o que respeita ao número de vendas. Nos primeiros três meses do ano foram vendidas 14.548 casas nessa região. Ou seja, 36% do total. Face ao mesmo período do ano passado, o número de transações na Área Metropolitana de Lisboa cresceu 17,5%.

O INE nota ainda que, “entre janeiro e março de 2018, a Área Metropolitana de Lisboa e a região Norte concentraram 65% do total do número das vendas de habitações, o registo mais elevado dos últimos dois anos“.

O aumento do número das transações de casas e do preço médio a que são efetuadas acontece num período marcado pela melhoria das perspetivas económicas do país que levam mais pessoas a avançar com a decisão de comprar casa. Um cenário que é alimentado pela maior abertura dos bancos para financiar este tipo de aquisições. Disponibilidade que é ilustrada pela descida dos spreads exigidos e pelo aumento da concessão de crédito.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h12)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços das casas disparam 12% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião