Juncker não está muito otimista em relação às negociações com os EUA

  • ECO e Lusa
  • 25 Julho 2018

O presidente da Comissão Europeia disse ao canal alemão ZDF que não está "excessivamente otimista" em relação às negociações com Donald Trump, para evitar uma guerra comercial.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse ao canal alemãoZDF que não está “excessivamente otimista” em relação às negociações com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para evitar uma guerra comercial.

“Nós claramente queremos dizer que não somos os inimigos dos Estados Unidos, temos um passado comum que não devemos esquecer. (Mas) eu não estou excessivamente otimista”, disse Juncker.

A entrevista com a ZDF foi para o ar durante a noite de terça-feira e nessa conversa Juncker disse que a União Europeia está pronta para a retaliação caso Trump decida sobre tarifas alfandegárias adicionais a aplicar a carros europeus.

O presidente da Comissão Europeia visita esta quarta-feira os Estados Unidos, onde irá reunir-se com Donald Trump e discursar sobre as relações entre o país e a União Europeia.

O comissário do Orçamento, Guenther Oettinger, sugeriu esta quarta-feira que o bloco europeu estaria pronto para discutir cortes tarifários mútuos com os Estados Unidos, relativamente a um leque de produtos, desde que Washington levante primeiro as mais recentes taxas punitivas. “Primeiro, a nossa linha comum é que esperamos que as tarifas punitivas existentes sejam levantadas”, disse Oettinger, antes de a delegação europeia partir para Washington. “Depois estamos prontos para discutir uma redução e reestruturação de todas as tarifas em todos os setores”, acrescentou, citado pela Reuters.

Desta forma, assegura, “queremos evitar uma nova escalada do conflito comercial e evitar uma guerra comercial”, avançou Oettinger à emissora Deutschlandfunk.

Trump defende abolição de tarifas, barreiras e subsídios

A visita de Juncker acontece depois de o Presidente dos Estados Unidos, ter defendido, na quarta-feira, a ideia de que os EUA e a União Europeia (UE) devem abolir tarifas, barreiras e subsídios nas trocas comerciais entre os dois países.

“A União Europeia está a chegar a Washington amanhã para negociar um acordo sobre o comércio. Eu tenho uma ideia para eles. Tanto os EUA como a UE devem deixar cair todas as tarifas, barreiras e subsídios! A isso chamar-se-ia finalmente mercado livre e comércio justo! Espero que o façam, nós estamos prontos – mas eles não o vão fazer!”, escreveu o Chefe de Estado norte-americano na rede social Twitter.

Na segunda-feira, um porta-voz da Comissão Europeia considerou a reunião como uma ocasião para “desdramatizar” qualquer tensão comercial entre as duas partes. De acordo com o porta-voz, Juncker não pretende avançar com qualquer “oferta” comercial por parte da União Europeia.

As relações comerciais entre Bruxelas e Washington estão tensas, não só devido às taxas alfandegárias impostas por Washington às importações de aço e alumínio – e já retaliadas pelo bloco europeu –, mas também pela ameaça de Donald Trump de aplicar tarifas às importações de automóveis oriundas da UE, caso os representantes comunitários não negoceiem de “boa-fé” na visita à Casa Branca.

Após a reunião, Juncker visita o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), também em Washington, onde discursará sobre as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juncker não está muito otimista em relação às negociações com os EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião