Monsanto condenada a pagar 290 milhões de dólares por não ter aviso de perigo em herbicida

  • ECO
  • 11 Agosto 2018

Os jurados determinaram que a Monsanto agiu "com maldade". Empresa foi condenada a pagar 290 milhões de dólares. A Monsanto já anunciou, em comunicado, que vai recorrer da sentença.

Um tribunal de São Francisco, nos Estados Unidos, condenou sexta-feira o gigante agroquímico norte-americano Monsanto a pagar 290 milhões de dólares por não ter informado sobre a perigosidade do herbicida ‘Roundup, na origem de um cancro num jardineiro.

Os jurados determinaram que a Monsanto agiu “com maldade” e que o seu herbicida ‘Roundup’, ainda que na sua versão profissional RangerPro, contribuiu “consideravelmente” para a doença do jardineiro Dewayne Johnson.

A Monsanto, comprada pela alemã Bayer, foi processada pelo jardineiro americano, de 46 anos, vítima de um cancro em fase terminal, após ter vaporizado com o herbicida ‘Roundup’ durante vários anos.

A Monsanto já anunciou, em comunicado, que vai recorrer da sentença e reiterou que o glifosato não provoca o cancro e não foi responsável pela doença do jardineiro americano. “A decisão do tribunal contradiz as conclusões científicas”, corroborou m porta-voz da farmacêutica alemã Bayer, não identificado pela agência AFP. A garantia decorre de “provas científicas, sujeitas a exames regulares à escala mundial” e de “dezenas de experiências práticas de utilização do glifosato”, acrescentou.

O glifosato, presente no produto Roundup, é uma substância muito controversa, que tem sido objeto de estudos científicos contraditórios quanto à presença de elementos cancerígenos.

Criticado em todo o planeta, mas raramente proibido ou condenado — em Portugal o produto é largamente utilizado — o glifosato é considerado, desde 2015, como “provavelmente cancerígeno” pela Organização Mundial de Saúde. Após dois anos de intensos debates, a União Europeia renovou, em finais de 2017, a licença do glifosato por cinco anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Monsanto condenada a pagar 290 milhões de dólares por não ter aviso de perigo em herbicida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião