Uber quer retomar testes de veículos autónomos
Meses depois de uma morte provocada por este tipo de veículos, empresa garante agora mais medidas de segurança.
A Uber quer retomar em breve os testes de carros autónomos e já deu entrada com o pedido no Departamento de Transportes da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Oito meses depois do atropelamento de uma mulher de 49 anos, no estado norte-americano do Arizona, a empresa vem agora garantir maior segurança. Desde logo, com a presença de dois condutores de reserva. Antes, era um.
É apenas uma das medidas que consta de um relatório divulgado na passada sexta-feira, após meses de uma auditoria interna de segurança. Durante este tempo, a empresa de gestão de riscos LyClairRyan fez também uma auditoria externa.
Os analistas consideram que a empresa tem agora um longo caminho para conquistar credibilidade.
Numa entrevista citada pela Associated Press, o chefe de segurança do sistema de carros autónomos da Uber, Noah Zych, diz que o “objetivo é trabalhar para ganhar a confiança e ajudar a impulsionar a indústria”. Por isso a multinacional vai exigir maior experiência e treino técnico aos funcionários sentados ao volante dos veículos.
Entre outras precauções, a Uber quer ainda manter o sistema de carros autónomos ligado permanentemente e ativar o sistema de travagem automático de emergência.
O Departamento de Transportes da Pensilvânia tem agora até 13 de novembro para aceitar ou não o pedido da Uber. Caso seja dada luz verde, os testes vão decorrer na cidade de Pittsburgh, o centro de desenvolvimento de automóveis autónomos da Uber.
As autoridades da cidade estão em negociações de segurança com a empresa, porque querem limitar a 40km/h a velocidade em ambientes urbanos para este tipo de veículos. A justificação é simples: dar mais tempo para que veículos e motoristas de segurança reajam e possam evitar um acidente.
O objetivo da Uber é que os carros autónomos regressem ao Arizona, Califórnia e Toronto, as cidades que suspenderam a permissão dos testes depois do acidente de março passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uber quer retomar testes de veículos autónomos
{{ noCommentsLabel }}