Venezuela transfere escritório da petrolífera estatal de Lisboa para Moscovo

  • Lusa
  • 1 Março 2019

“A Europa não garante o respeito pelos nossos ativos”, disse a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez. O governo de Maduro decidiu, por isso, passar o gabinete da PDVSA para Moscovo.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a transferência do gabinete europeu da petrolífera estatal PDVSA de Lisboa para Moscovo, para garantir a segurança dos ativos do país, anunciou, esta sexta-feira, a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez.

A Europa não garante o respeito pelos nossos ativos”, disse Delcy Rodriguez durante uma conferência de imprensa em Moscovo, na qual estava presente o chefe da diplomacia russo, Sergei Lavrov.

A vice-presidente acrescentou que os países capitalistas violaram as “suas próprias leis ao congelarem os bens da Venezuela que se encontravam em bancos ocidentais”, considerando “roubo à mão armada” o que está a acontecer aos recursos financeiros da Venezuela.

Os Estados Unidos já aplicaram várias sanções económicas contra altos cargos do Governo de Nicolás Maduro e à empresa estatal PDVSA, principal fonte de lucros em virtude da exportação de petróleo.

Washington já ameaçou também aplicar novas medidas contra países que estabeleçam negócios relacionados com a transação de ouro e petróleo da Venezuela.

Ao contrário, a Rússia rejeita “categoricamente” medidas de pressão através de sanções contra o Governo de Caracas e apela ao diálogo como única forma de solucionar a grave crise política em que se encontra a Venezuela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venezuela transfere escritório da petrolífera estatal de Lisboa para Moscovo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião