Presidente da Venezuela confirma contactos ao mais alto nível com governo dos EUA

  • Lusa
  • 21 Agosto 2019

Trump disse esta terça-feira que a Casa Branca mantém contactos com Caracas. O presidente venezuelano confirmou que autorizou membros do seu governo a dialogar com os americanos.

O presidente da Venezuela confirmou que membros do seu Governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. “Trump disse que os EUA dialogam a mais alto nível com funcionários venezuelanos e é assim, não é uma novidade”, disse Nicolás Maduro.

Maduro falava durante um ato com simpatizantes, no Terminal de Passageiros de La Guaira – Naiguatá – Caruao, no estado venezuelano de Vargas (norte de Caracas), transmitido em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

“Desde há meses que temos contactos. Assim como temos procurado o diálogo na Venezuela, tenho procurado a forma do Presidente Donald Trump ouvir de verdade sobre a Venezuela”, disse.

Nicolás Maduro sublinhou ainda querer que Donald Trump, “com respeito, oiça a verdade da revolução bolivariana do século XXI, e consiga entender a verdade que lhes escondem os seus funcionários e colaboradores, e a Venezuela da mentira que lhe vendem”.

Vendem-lhe uma Venezuela de mentira e, sobre essa base, conspiram, ameaçam, agridem, sancionam“, disse.

"Desde há meses que temos contactos. Assim como temos procurado o diálogo na Venezuela, tenho procurado a forma do Presidente Donald Trump ouvir de verdade sobre a Venezuela.”

Nicolás Maduro

Presidente da Venezuela

“Desde há meses há contactos entre altos funcionários do Governo dos EUA, de Donald Trump, e do Governo bolivariano que eu presido, sob a minha autorização expressa, direta”, acrescentou.

São “vários contactos, várias vias (maneiras), para procurar regularizar este conflito, para procurar um processo de regularização do conflito com o império norte-americano”, explicou.

“Nós, com os nossos princípios, com os nossos valores, moral e verdade, e eles com a deles, falando uma linguagem clara. Se o presidente Donald Trump quiser, algum dia, falar seriamente e fazer um plano para regularizar e resolver este conflito, sempre estamos preparamos para dialogar para chegar a um acordo, para resolver, para solucionar, sempre. Isso sim, se vocês nos agredirem nós responderemos”, afirmou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse terça-feira que mantinha contactos “ao mais alto nível” com membros do Governo da Venezuela.

Donald Trump falava durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, quando foi questionado sobre se o seu Governo dialogava com o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo venezuelano), Diosdado Cabello.

“Não quero dizer com quem, mas estamos a falar com eles ao mais alto nível”, frisou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Venezuela confirma contactos ao mais alto nível com governo dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião