PS venceu, mas sem maioria. Confira aqui os resultados das eleições legislativas

O PS ganhou as eleições legislativas, mas falhou a maioria absoluta. Os resultados ditaram a entrada de três novos partidos para a Assembleia da República. Confira os resultados.

Numas eleições legislativas marcadas pela maior taxa de abstenção de sempre, os portugueses foram às urnas e deram vitória ao PS. Os socialistas ganharam com 36,65% dos votos, e não conseguiram a maioria absoluta. O partido de António Costa conseguiu eleger 106 deputados, o que levou o atual primeiro-ministro a admitir que vai voltar a “contactar os seus parceiros parlamentares”.

O Bloco de Esquerda, que conseguiu aumentar o número de assentos na Assembleia, mostrou-se disponível para negociar. Já Jerónimo de Sousa, não excluiu a hipótese mas falou com reticências.

O PAN foi um dos vencedores da noite. Esta legislatura, o Pessoas-Animais-Natureza assegurou quatro deputados.

O PSD obteve 27,90% dos votos, menos 29 do que os socialistas. Rui Rio considerou que o resultado “não é desastre nenhum”, e manifestou interesse em ocupar o lugar de deputado.

Ainda na direita, o CDS-PP foi também vencido. O resultado levou Assunção Cristas, presidente do partido, a convocar o conselho nacional para eleger um novo líder.

O triunfo do Livre, Iniciativa Liberal e Chega, trazem novas cores ao parlamento. Cada um destes partidos conseguiu entrada na Assembleia com um deputado.

Confira aqui os resultados:

[eco_block_elections_results /]

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS venceu, mas sem maioria. Confira aqui os resultados das eleições legislativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião