Rui Rio regressa ao Twitter para lançar suspeitas sobre RTP

  • ECO
  • 13 Outubro 2019

O líder do PSD não falava desde a noite eleitoral do passado domingo. Mas recorreu ao Twitter este sábado à noite para lançar a suspeita de que a RTP suspendeu um programa para evitar prejudicar o PS.

Rui Rio não falava publicamente desde a noite eleitoral de domingo, mas recorreu ao Twitter este sábado à noite para lançar uma suspeita sobre a estação pública RTP: “Porque será que o Sexta às 9 foi suspenso antes das eleições, particularmente este programa que só pôde ser emitido ontem [sexta-feira]? Pode haver mil razões, mas perante a gravidade do que aqui está…”, disse o líder social-democrata.

E o que está no programa? A abertura de um inquérito-crime pelo Ministério Público (MP) a uma concessão para exploração de lítio em Montalegre, entregue pelo Estado e sobre a qual, de acordo com a investigação jornalística da RTP, recaem suspeitas de crimes económicos. O caso ganha ainda mais relevância por, alegadamente, implicar Jorge Costa Oliveira, ex-secretário de Estado da Internacionalização, bem como o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

A declaração de Rui Rio na rede social Twitter não lança nenhuma acusação em concreto. Mas fica claro que deixa implícita a hipótese de a razão para a suspensão da emissão do programa antes das eleições e durante o período de campanha tenha sido a de não prejudicar o PS. Uma teoria que não é nova e já tinha sido suscitada quando se soube da notícia da pausa no programa. A redação da RTP sempre rejeitou as acusações ao programa apresentado por Sandra Felgueiras.

No passado domingo, o PSD perdeu as eleições para o PS com uma percentagem de 27,90% dos votos, contra os 36,65% dos socialistas. O partido liderado por Rui Rio conquistou 77 mandatos, enquanto o PS elegeu 106 deputados. O resultado as legislativas fez elevar as críticas internas a Rui Rio, permanecendo a dúvida sobre se tenciona ficar à frente do partido ou sem planeia recandidatar-se, numa altura em que já há um nome anunciado na corrida à sucessão: o de Luís Montenegro, antigo líder da bancada parlamentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio regressa ao Twitter para lançar suspeitas sobre RTP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião