Episódio #3. “De ministro do excedente a ministro excedentário”

  • ECO
  • 28 Dezembro 2019

Um ECO Insider especial, o episódio #3, a olhar para os últimos 12 meses, com a escolha da figura do ano: Mário Centeno. Mas não só. O que marcou 2019, e o que esteve para marcar.

Eco Insider Podcast com Fernando Sobral e Paulo Ferreira - 27DEZ19Uma edição especial do ECO Insider, quatro jornalistas, o balanço de 2019, os factos e as figuras. Regra geral, o ECO Insider olha para a frente, mas neste episódio #3 olha para trás, para os últimos 12 meses. Pedro Santos Guerreiro e António Costa, que semanalmente realizam este ECO Insider, e Paulo Ferreira e Fernando Sobral, que são colunistas regulares do ECO.

E qual é a figura do ano? Sim, adivinharam, é Mário Centeno, o protagonista do ano que se repete há quatro anos. “Neste ano em particular, com eleições legislativas, discutiu-se durante vários meses se ele ficaria, e parecia que estávamos a fazer uma eleição para ministro das Finanças”, afirma Paulo Ferreira. “Fica, não fica, o meu Centeno, o teu Centeno…”. Mário Centeno tem o lugar garantido na história. “Mas não sabemos se tem o lugar garantido no Governo”, questiona Pedro Santos Guerreiro. “Passa de ministro do excedente para ministro excedentário”, acrescenta. “É a figura do ano pela positiva, até às eleições, como trunfo eleitoral de António Costa, e pela negativa no dia seguinte às eleições, quando passa de ‘Ronaldo das Finanças’ a jogador que está no “banco” e vai a jogo de vez em quando”, sintetiza António Costa. “Mário Centeno está já com os dois pés fora do Governo, e até por vontade própria”, declara Fernando Sobral.

Mas nem só de Centeno se falou. Do SNS, dos partidos incumbentes que ainda não aprenderam a lidar com os novos partidos, da OPA falhada dos chineses à EDP, e do desaparecimento de Alexandre Soares dos Santos. Tem mesmo de ouvir.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Episódio #3. “De ministro do excedente a ministro excedentário”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião