Universidade de Coimbra suspende aulas presenciais até ao fim do ano letivo

  • ECO
  • 2 Abril 2020

A Universidade de Coimbra já comunicou aos seus alunos que até ao final do ano vai substituir as aulas presenciais por aulas digitais para conter a pandemia do novo coronavírus.

A Universidade de Coimbra decidiu a suspensão de aulas presenciais até ao fim deste ano letivo, e a sua substituição por aulas digitais por causa da pandemia do novo coronavírus, de acordo com um email do reitor Amílcar Falcão a todos os alunos da universidade.

“Em face das orientações que têm sido emanadas pela Direção Geral da Saúde e tendo sido prorrogado o estado de emergência, não é previsível que venham a estar reunidas, até ao final do ano letivo em curso, as condições que permitam retomar as atividades letivas em regime presencial”, escreveu o reitor.

Neste contexto, o que foi decidido?

  1. A suspensão de toda a atividade letiva presencial na Universidade de Coimbra, bem como a sua substituição por métodos digitais para a promoção de um ensino a distância, até ao final do ano letivo 2019/2020;
  2. A transição de todos os regimes de avaliação para meios digitais;
  3. A manutenção do calendário escolar para o ano letivo em curso, aprovado por Despacho Reitoral n.º 19/2019, de 7 de fevereiro, com exceção do período de pausa letiva da Queima das Fitas que passará a integrar o período letivo.

O reitor explica, neste email a todos os alunos, o processo que levou a esta decisão. Inicialmente, a universidade, através do despacho reitoral de 9 de março, “aprovou um conjunto de medidas preventivas neste contexto, determinando a suspensão de toda a atividade letiva presencial na Universidade de Coimbra, bem como a sua substituição por métodos digitais para a promoção do ensino a distância, durante o período de pelo menos 15 dias seguidos”.

Depois, um novo despacho reitoral prolongou este regime até 9 de abril. “Em conformidade, com o envolvimento de toda a comunidade académica, a Universidade de Coimbra envidou todos os esforços no sentido de criar condições para se adaptar a esta nova realidade e assegurar que o ensino possa ser ministrado à distância a todos os estudantes”.

Agora, antes de chegar à data de reavaliação destas medidas, a Universidade de Coimbra decidiu tomar já uma decisão para por fim à incerteza instalada. “a estabilidade emocional de toda a comunidade académica dever ser considerada um valor maior, a que se junta a necessidade de todos os estudantes (nacionais e internacionais) serem tratados de igual forma, razão pela qual também se torna necessário planificar atempadamente o que resta do atual ano letivo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade de Coimbra suspende aulas presenciais até ao fim do ano letivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião