Anunciado alívio das restrições em 15 países da Europa

  • Lusa
  • 16 Abril 2020

Embora a Europa continue a ser a região mais afetada pelo coronavírus, com mais de um milhão de casos e 90.000 mortos, os dados parecem indicar que a curva de contágios atingiu o pico.

A Suíça anunciou esta quinta-feira o alívio, a partir de 27 de abril, das restrições impostas para conter a propagação do coronavírus, juntando-se a 14 outros países europeus que divulgaram planos para a reativação gradual da atividade económica.

Embora a Europa continue a ser a região do mundo mais afetada pelo novo coronavírus, com mais de um milhão de casos e 90.000 mortos, os dados de vários países parecem indicar que a curva de contágios atingiu o pico e começa a descer.

Ao mesmo tempo, a paralisação inédita da economia já começou a produzir efeitos e, na quarta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI), traduziu em números a já prevista profunda crise que o “grande lockdown” vai provocar: uma recessão da economia mundial de 3% em 2020 e, na Europa, uma contração de 7,5% na zona euro e uma taxa de desemprego agregada de 10,4%.

A Comissão Europeia avançou na quarta-feira orientações para o alívio das restrições, apelando para uma ação coordenada e pedindo o respeito por três critérios: dados que confirmem uma redução significativa e estável da propagação, a capacidade de resposta dos sistemas de saúde e a capacidade de monitorizar, nomeadamente através de testes em grande escala, a propagação do vírus.

Mas a questão está nas mãos dos Governos nacionais, que têm competência exclusiva em matéria de política de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Anunciado alívio das restrições em 15 países da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião