DGS está a elaborar norma específica para a construção civil

  • Lusa
  • 10 Junho 2020

DGS irá ouvir os parceiros e entidades que trabalham neste setor para que haja uma “atuação mais consistente e coerente”, revelou a ministra da Saúde.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a elaborar uma norma específica de medidas de proteção de saúde pública para a área da construção civil, anunciou esta quarta-feira a ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa de atualização dos números de coronavírus em Portugal, Marta Temido adiantou que esta nova norma deverá “sair nos próximos dias”, nomeadamente até ao final da semana. Na preparação desta, a DGS irá ouvir os parceiros e entidades que trabalham neste setor para que haja uma “atuação mais consistente e coerente”, sublinhou.

Assumindo que a região de Lisboa e Vale do Tejo é a que traz “maior preocupação” ao Governo, por representar mais de dois terços do número diário de novos casos notificados em Portugal, a governante referiu terem sido determinadas medidas de saúde pública tendo em vista a redução do foco de contágio nos cinco concelhos mais afetados desta, nomeadamente Lisboa, Loures, Amadora, Odivelas e Sintra.

Desta forma, entre 30 de maio e 06 de junho foram realizados 14.057 colheitas de amostras biológicas nos referidos concelhos e em áreas de atividades específicas e caracterizadas por grande rotatividade de trabalhadores, sobretudo construção civil, cadeias de abastecimento, transportes e distribuição, vincou.

Destes testes, 664 deram positivo, representando uma taxa de 5,3%, disse. “5,3% de casos positivos nas amostras recolhidas e 10% de casos positivos para aquilo que é a área da construção civil”, sublinhou a ministra. E é devido aos resultados elevados de contágio nesta área de atividade que a DGS está a elaborar a norma, justificou.

A pandemia de já provocou quase 408 mil mortos e infetou mais de 7,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 1.497 pessoas das 35.600 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

(Notícia atualizada às 15h08 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS está a elaborar norma específica para a construção civil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião